Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

10 dicas de ouro para entregar o TCC sem estresse

Criadora da página @tccsuave revela quais suas técnicas para entregar o trabalho de conclusão de maneira menos traumática

Por Luccas Diaz Atualizado em 19 Maio 2021, 19h35 - Publicado em 19 Maio 2021, 18h16

A produção do tão temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é o motivo de desespero para muitos universitários. Só de falar a palavra, já causa arrepios! Não é para menos: altas cargas de leitura, alinhamentos com o orientador, dificuldades de pesquisa… definitivamente não é fácil. Mas, e se houvesse uma forma mais ‘suave’ de entregar o TCC ? É o que pensou Nicole Schmitt Dias, 31. De tanto ver seus amigos sofrerem com a confecção do trabalho, ela criou o perfil @tccsuave no Instagram para compartilhar dicas e conselhos sobre o processo.

“Depois que eu formatei o meu próprio TCC, lá no final de 2012, eu vi que não era tão complicado assim. Eu passei a oferecer serviços de revisão e formatação ABNT como uma forma de tirar uma renda extra, mas acabei mergulhando cada vez mais nesse mundo”, conta Nicole. Ela é formada em Jornalismo pela Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul, e pós-graduada em Convergência de Mídias na mesma instituição.

Ela explica que criou o TCC Suave para que os seus  seguidores (atualmente mais de 30 mil)  não precisassem passar pelo mesmo estresse. “Eu gosto de explicar as coisas de uma forma bem tranquila, com a ideia de realmente desmistificar esse monstro que o trabalho de conclusão aparenta ser”, diz.

As dicas e conselhos vêm de suas próprias dores e lembranças com o trabalho. No seu TCC, ela analisou a relação entre as revistas femininas e suas leitoras nas redes sociais. “Hoje eu trabalho como coordenadora de social media em uma agência de marketing digital. Nos momentos livres eu tenho esse compromisso de ajudar quem quer deixar a jornada do TCC mais suave”, conclui Nicole. 

TCC sem estresse

Em fundo preto, vemos uma jovem de olhos fechados, da altura do busto para cima. Ela está fazendo um movimento com os braços como se tivesse puxando algo com as mãos de cima para baixo. O ato lembra um movimento comum entre pessoas que meditam.
Vai ficar tudo bem! Nicole conta que a principal reclamação é relacionada aos sentimentos que o período do TCC causa. Giphy/Divulgação

A pedido do GUIA, Nicole separou 10 dicas que considera essenciais para entregar o TCC de forma tranquila, sem estresse e, claro, bem suave.

1. Escolha um tema que você goste

Se você definir um tema que não curte muito, provavelmente vai se sentir desanimado bem cedo. Ser racional é importante, mas deixe seu coração falar um pouquinho também.

2. Tenha muita bibliografia à disposição

Fazer a pesquisa de um TCC já é cansativo. Imagina ainda ter que traduzir artigos que estão em russo? A dica é encontrar assuntos que sejam ricos em fontes de consulta, como livros, produções científicas e outras monografias

3. Não tente desvendar os segredos do mundo

Em uma monografia de graduação você não precisa inventar a roda, basta encontrar alguma lacuna e fazer uma pesquisa relevante.

Continua após a publicidade

4. Comece o TCC pela base

O primeiro passo de um TCC é a criação de uma base bem-feita. O que ela precisa ter? Basicamente os pontos principais do trabalho: o tema e a delimitação, o problema de pesquisa, os objetivos, as hipóteses e a justificativa.

5. Saiba quais são os elementos do trabalho

Um trabalho de conclusão é formado por elementos pré-textuais, textuais e pós- textuais. Existem itens que são opcionais e outros que são obrigatórios. Conhecê-los é essencial.

Homem sentando escreve um livro numa mesa, enquanto observa com os olhos em um telescópio antigo. Ele usa roupas pretas e parece estar em um ambiente feito de paredes de pedra. Atrás dele, há um quadro negro com um mapa de algumas constelações.
É necessário dedicação e atenção para a produção de um bom TCC. Giphy/Divulgação

6. Busque fontes seguras

É preciso prestar bastante atenção nos locais que você acessa, garantir que são fontes confiáveis. Ninguém merece um trabalho com informações falsas ou incorretas, né?

7. Use frases curtas e objetivas

Quanto mais longa uma frase for, mais chance você tem de se perder nas ideias e se “embananar”. Sem falar que frases curtas são mais fáceis de ler.

8. Separe as suas tarefas em tarefas menores

Não sente na frente do computador com o objetivo de “fazer o TCC”. Tenha metas claras, como finalizar um capítulo ou organizar todas as tabelas, por exemplo.

9. Ensaie a apresentação

Mas não no sentido de decorar o que você vai dizer, e sim saber o que deve relatar a cada slide, dentro do tempo máximo estipulado para a apresentação.

10. Cuidado com a autocobrança

A autocobrança pode ajudar você a não ficar estagnado, claro, mas também pode prejudicar o seu desempenho. Valorize seus avanços, por menores que sejam.

Close no rosto de uma jovem loira, usando uma beca preta. Nos aproximamos do seu rosto, enquanto ela fala, em inglês,
“Você sempre deve ter fé em si mesmo”, em tradução livre. Giphy/Divulgação

A página do TCC Suave está no Instagram e, mais recentemente, a Nicole também publicou um livro só com dicas relacionadas ao período de produção do TCC. #ficaadica

Continua após a publicidade
Publicidade