Clique e assine GE Play por R$16,90

10 jogos para se distrair online com amigos

Seja para matar a saudade dos amigos ou para dar algumas risadas jogando de casa, vale conferir a lista

Por Giulia Gianolla - Atualizado em 11 out 2020, 09h44 - Publicado em 11 out 2020, 07h26

Durante o período de isolamento social, é fácil cair no tédio, seja pela pouca convivência com amigos, seja pela monotonia de quase não sair de casa. Mas, para variar um pouco as atividades e trazer de volta a interação em grupo, mesmo mantendo o distanciamento, o GUIA separou dez jogos online para curtir entre amigos e espantar de vez o clima de quarentena:

Among Us

O primeiro que vamos recomendar é a maior febre entre os jovens durante a quarentena. É um jogo com versão em app ou para PC em que todos os jogadores fazem parte do mesmo time – menos um. Enquanto a equipe cumpre tarefas, um impostor sabota as luzes, as portas e comunicações do mapa, e até tenta matar os outros personagens. Ao desconfiar de alguém ou encontrar um corpo, a equipe tem uma reunião onde se debate quem deve ser expulso do jogo como culpado. Mas nada disso parece assustador como soa! O visual do jogo é super simples e, quando se joga em ligação com os amigos, fica ainda mais divertido. 

Broken Picturephone

A versão online do telefone sem fio não tem um ganhador, mas garante muita risada. O jogo, disponível em site, começa com todos os jogadores escrevendo uma frase. Essa frase passa para outro jogador, que deve desenhar o que leu. O próximo recebe o desenho e deve escrever o que acabou de ver, e assim por diante, até passar por todos os participantes. Ao final da rodada, todos veem juntos os resultados, descobrindo o que cada frase original se tornou. 

Codenames

Outro jogo em formato de site, o Codenames depende de, no mínimo, quatro jogadores. Dividem-se dois times, o vermelho e o azul, e cada um decide uma pessoa para ser o “spymaster” da rodada. Na tela de todos os jogadores, aparece um quadro com a mesma seleção de palavras, todas escritas em preto. Apenas na tela dos “spymasters”, o mesmo quadro aparece, mas com as palavras coloridas, divididas entre as cores de cada time. O objetivo é dar dicas em uma palavra para que o seu time acerte aquelas que têm a cor do seu time. Para dificultar, há algumas palavras em preto, que são neutras e não dão pontos para nenhum time. Ao acertá-las, o time perde a vez. Ganha quem acertar todas as palavras primeiro. Parece confuso, mas é um jogo mais fácil de entender na prática!

Jogos de Bar Skol

Esse na verdade é uma opção para deixar mais divertidas as ligações de vídeo em grupo. É uma extensão do navegador Google Chrome que, quando baixada, aparece na tela logo que se inicia qualquer chamada de vídeo. Nela, é possível jogar dois jogos: o Eu Nunca, em que se fazem perguntas anônimas sobre o que os jogadores já fizeram na vida, e o Stop, em que ganha quem acertar mais rápido uma palavra com a categoria e a letra inicial que aparece na tela. O jogos em si não são novidade, mas a ideia de jogar junto com os amigos em ligação deixa o isolamento social mais fácil!

Mixr

Continua após a publicidade

Esse é, talvez, uma das opções mais diferentes da lista. É, na verdade, um site em que se fazem chamadas em grupo, mas com um diferencial: ele simula uma festa entre amigos num cômodo real. Mas como? Cada pessoa pode escolher um “lugar da sala” para sua imagem ficar e, no meio da tela, há um espaço que serve como “mesa”, onde há uma variedade imensa de minijogos para jogar em grupo! É possível, também, selecionar uma mesma música ou vídeo para todos assistirem juntos, ao mesmo tempo. Um jeitinho de matar a saudade de reuniões entre amigos, mas sem sair de casa.

Gartic

Jogos que envolvam adivinhar o que o outro jogador está desenhando são sempre muito populares. O Gartic é o mais novo dessa linha a conquistar os usuários. No app, o jogador pode tanto ficar na posição de ter que adivinhar o que o outro está desenhando quanto ser a pessoa que irá fazer o desenho. É possível dar dicas, interagir no chat, e escolher entre as categorias Geral, Objetos, Alimentos, Animais, Verbos, Profissões, Desenhos Animados e Filmes. Com até 10 participantes por sala, vence o jogador que atingir mais pontos. 

Stop

Quem disse que os jogos clássicos não servem para se divertir no celular? Em Stop – Famoso Jogo de Palavras, os jogadores devem escolher uma letra e inserir cinco palavras que comecem com ela, em cinco categorias.  É possível escolher as categorias entre mais de 150 opções disponíveis, indo desde “Nomes” até complementos de frases como “Meu dragão é…”.  Ganha quem terminar as categorias e apertar o botão Stop mais rápido. Dá para jogar com os amigos, com competidores aleatórios ou ainda com usuários de outros países. Disponível na App Store no Google Play

Uno online

O mais famoso jogo a elevar os ânimos dos jogadores também tem versão online. O aplicativo UNO!™ reproduz no mobile a mesmo estrutura e regras do jogo de cartas clássico que todo mundo adora. Dá para jogar sozinho, com competidores aleatórios, ou ainda criar uma Sala da Diversão, onde você pode convidar seus amigos e fazer regras específicas. A partir do nível 6, é liberado o modo UNO Universe, nele não basta apenas ganhar o jogo de cartas, é preciso realizar tarefas específicas (como jogar uma carta vermelha como última carta) e ir passando pelos desafios propostos. Disponível na App Store no Google Play.

Kahoot

O Kahoot já é bem famoso entre professores. Segundo Tosh McGaughy, especialista em aprendizado digital, o aplicativo foi usado por mais de 20 milhões de usuário somente em março deste ano. A plataforma é feita para criar jogos de perguntas e respostas e geralmente é utilizada na escola como uma forma mais divertida de avaliar os alunos. Porém, por mais que seja focado no ambiente escolar, dá para criar quizzes personalizados e convidar os amigos para jogar. Cada jogador tem até 30 segundos para responder e quanto mais rápido for, maior a pontuação.  

House Party

Este foi um dos aplicativos que se destacaram quando a necessidade do isolamento social se estabeleceu. Por essência, o House Party é um aplicativo de jogo, e sim de bate-papo por chamadas de vídeo, assim como o Mixr. A diferença são os jogos embutidos no app. Um deles é o Heads Up, que ficou famoso nos EUA com a apresentadora Ellen DeGeneres em que cada participante tenta adivinhar uma palavra escolhida pelos outros jogadores fazendo apenas perguntas de ‘sim’ ou ‘não’. Na versão do House Party, há a opção de perguntas de animais, celebridades e até mesmo das séries Friends e Game of Thrones.

Continua após a publicidade
Publicidade