Clique e assine GE Play por R$16,90

10 perfis no Instagram para aprender Física

Uma seleção para encher o feed com resumos, macetes e memes de Física que até o próprio Isaac Newton seguiria

Por Luccas Diaz - Atualizado em 16 out 2020, 21h59 - Publicado em 18 out 2020, 08h45

Das disciplinas de Exatas, Física é, geralmente, apontada pelos estudantes como a mais difícil. Os conceitos, as fórmulas e os cálculos podem assustar o aluno, que, por vezes, só tem contato com a disciplina a partir do Ensino Médio. O estudo da Física, porém, vai muito além da sala de aula e do vestibular; estudar essa disciplina é compreender fenômenos presentes constantemente em nossas vidas: nos movimentos dos planetas, na trajetória de uma bola no jogo, no cálculo se vai dar tempo de atravessar ou não a rua… E no Instagram também, por que não?

Estudar pelas redes sociais pode ser uma forma mais leve de absorver o conteúdo sem ter a presença de um livro teórico ou de um professor. É uma forma de ter uma pequena dose de conteúdo e fazer aqueles momentos de scrollagem pelas redes valer um pouco mais a pena. O GUIA, pensando nisso, trouxe 10 perfis no Instagram para você seguir e ter doses diárias de Física.

1. Deu Física (@deufisica)

Deu Física/Reprodução

O Deu Física é um prato cheio para quem quer mais conteúdos de Física passando pela timeline. Com foco principalmente na Física aprendida na escola, o perfil posta tanto resumos dos principais conceitos cobrados nas provas como também curiosidades sobre grandes físicos da história e fatos interessantes sobre a disciplina.

2. Prof. Emanoel Silva (@professordefisica)

Prof. Emanoel Silva/Reprodução

O perfil do professor Emanoel Silva tem uma pegada bem divertida! O professor compartilha, para seus mais de 30 mil seguidores, pequenos resumos dos tópicos que mais caem vestibular usando ilustrações, memes e personagens da cultura pop. Há ainda um grupo de estudos no Telegram e um pack de materiais gratuitos.

3. Mina da Física (@minadafisica)

A Mina da Física/Reprodução

A Gabriela, ou “a mina da física”, como é mais conhecida, é quem cuida desse perfil. Formada em licenciatura em Física na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a jovem compartilha resumos, macetes e dicas de Física de forma bem colorida e divertida. Na série de posts acima, ela posta uma equação para cada nome; dá para marcar os amigos e ainda salvar para não esquecer na hora da prova.

4. Fisicando (@fisicando_)

Fisicando/Reprodução

Saindo um pouco do conteúdo escolar, o perfil Fisicando no Instagram é uma ótima oportunidade de sempre aprender um novo fato sobre o incrível mundo da Física. A conta criada pelo estudante Matheus Silva tem um foco maior em astronomia, mas, ainda assim, tem um pouco de tudo: dicas, mini biografias, memes e divulgação de notícias científicas.

Continua após a publicidade

5. Aprenda Física (@aprenda.fisica)

Aprenda Física/Reprodução

O Aprenda Física é originalmente um canal no YouTube, mas o seu perfil no Instagram é a pedida certa para quem gosta de treinar o conhecimento com exercícios de vestibular. Posta todos os dias questões e desafios das principais provas do país e serve tanto como um lembrete de estudo como uma apostila distribuída de post em post.

6. Graduanda em Física (@graduandaemfisica)

Graduanda em Física/Reprodução

A Graduanda em Física está no sétimo semestre de Física na Universidade do Estado da Bahia e compartilha dicas de estudo, macetes e pequenos resumos. Além de uma série de posts só com grandes mulheres da física, o perfil também explica tópicos em contextos da cultura pop. No post acima, é analisado o conceito de zero absoluto na animação Cavaleiros do Zodíaco

7. Prof. Bruno Rezende (@fisicandomais)

Prof. Bruno Rezenda/Reprodução

O professor Bruno Rezende tem um canal no YouTube com aulas de Física e em sua conta no Instagram posta diariamente pequenos drops de conteúdo. São ou dicas rápidas, ou resumos ou exercícios e desafios que são ótimos para encher o feed e deixar os estudos sempre frescos na mente.

8. Dollynho Físico (@dollynhofisico)

Dollynho Físico/Reprodução

Essa criativo perfil no Instagram é para quem curte aprender conteúdos através de memes! Pegando o famoso personagem dos comerciais do refrigerante Dolly como protagonista, o Dollynho Físico é uma conta que compartilha memes e imagens que fariam o próprio Isaac Newton, no mínimo, esboçar um sorrisinho.

9. VerveCientífica (@verve.cientifica)

VerveCientífica/Reprodução

Abrangendo todas as ciências exatas, o VerveCientífica é uma boa forma de aprender sobre a história da Física. Diariamente é postado algum conteúdo sobre os principais nomes da ciência e suas contribuições. É um modo de entender mais sobre os nomes e os contextos por trás dos principais conceitos e fórmulas da disciplina; uma ótima maneira de aumentar repertório.

10. Astronomia Hoje (@astronomia.hoje)

Astronomia Hoje/Reprodução

Uma das áreas mais queridas da Física são os estudos astronômicos. A forma como a imensidão do universo funciona é motivo de fascinação e, se depender desse perfil, digna de aparecer diariamente no seu feed do Instagram. O Astronomia Hoje é o perfil ideal para os amantes de astronomia que queiram saber das novidades, das curiosidades e dos fatos interessantes sobre área de estudo.

Continua após a publicidade
Publicidade