Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

10 perfis no Instagram para aprender Química

Nobres da tabela periódica e do Insta

Por Luccas Diaz Atualizado em 8 mar 2021, 19h42 - Publicado em 7 nov 2020, 06h00

Em tempos de fake news, perfis robôs e cancelamentos, as redes sociais podem parecer o último lugar do mundo para aprender conteúdos escolares. Ainda assim, são milhares de contas que se dedicam exclusivamente ao compartilhamento de conteúdos didáticos que podem ampliar o leque de atuação do estudante. Ao seguir esse perfis, é possível encher o feed das redes com pequenas doses de conhecimento que servirão como um lembrete para estudar ou de se manter em dia com a matéria.

Pensando nisso, o GUIA preparou uma lista com 10 perfis no Instagram para aprender Química e ir além de apenas decorar a fórmula da densidade.

1. Mapas Mentais de Química (@mapearquimica)

Mapas Mentais de Química/Reprodução

A engenheira química Marina Ponzo é a responsável por esse perfil que é uma mão na roda para os estudantes que gostam de resumos. Semanalmente, Ponzo compartilha pequenos resumos e mapas mentais dos principais tópicos da disciplina cobrados no vestibular.

2. Química com a Profª Isabel Sager (@bel.aquimica)

Profa Isabel Sager/Reprodução

O perfil da professora Isabel Sager no Instagram é cheio de resumos ilustrados e coloridos, dicas rápidas de estudo e macetes para não esquecer mais aquela fórmula na hora da prova. Ótimo para o estudante que assimila melhor o conteúdo quando trabalhando com cores e desenhos.

3. Química 2119 (@quimica2119)

Profº Laércio Sousa/Reprodução

Química 2119 é um perfil no Instagram que, segundo a próprio bio, está em busca do elemento química 119. A conta faz parte das redes sociais do professor Laércio Sousa, que tem um canal no YouTube com aulas da disciplina focando em provas e vestibulares. Pelo Instagram, ele compartilha dicas para decorar fórmulas, curiosidades, e resumos dos tópicos mais frequentes nas provas.

4. Deu Química (@deuquimica)

Deu Química/Reprodução

A página Deu Química é ótima para aprender os conteúdos de Química e ainda dar umas boas risadas. Com muito bom humor, o perfil compartilha memes, curiosidades e fatos interessantes da disciplina que muito provavelmente ajudarão o estudante a compreender melhor os assuntos cobrados nas provas.

Continua após a publicidade

5. QuimicAnime (@quimicanime)

Tá aí uma combinação que não se vê todos os dias! A conta QuimicAnime une os conteúdos de Química mais cobrados nas provas e vestibulares com o melhor da cultura dos animes. Na post acima, por exemplo, está sendo explicado porque a personagem Esdeath, do anime Akame ga Kill, consegue manipular o gelo. Para os fãs de anime e amantes da Química, é o perfil perfeito!

6. O Nerd Químico (@onerdquimico)

O Nerd Químico/Reprodução

Na mesma linha de unir os conteúdos de Química com elementos da cultura pop, o perfil O Nerd Químico é administrado pelo professor Henrique Souza. Pokémon, Harry Potter, Avatar… tem de tudo. Acima, um pedaço da explicação dos elementos químicos presentes nos super heróis da série The Boys, disponível no Prime Video.

7. Quimicando, por Laís (@quimicando_)

Quimicando/Reprodução

O perfil estilo studygram da Laís é perfeito para o estudante que é chegado em um aesthetic e nas fotos do Pinterest. A conta Quimicando, além de postar no feed várias dicas de organização e lettering (arte de fazer letras bem caprichadas e decorativas), compartilha nos stories o seu dia a dia como licenciada e técnica em Química.

8. Químico Curioso (@quimicocurioso)

Químico Curioso/Reprodução

O próprio nome já entrega! Químico Curioso no Instagram é para todos que têm curiosidade pelo mundo da Química. O professor Jonathas Lopes compartilha diariamente respostas das mais malucas dúvidas e curiosidades da disciplina. Além de também publicar pequenos resumos e divulgar as principais novidades científicas do meio.

9. Química Orgânica, por Prof. Carlos Alberto Pessoa (@quimicaorganicaprofcap)

Profº Carlos Alberto Pessoa/Reprodução

Tá precisando dar um gás em Química Orgânica? O professor Carlos Alberto Pessoa te ajuda! Seu perfil no Instagram é o paraíso para os estudantes que precisam dar um pouco mais de atenção para esse campo da disciplina. Há explicações, resumos, macetes e curiosidades que, no dia a dia, ajudarão os seguidores a se manterem em contato maior com o conteúdo.

10. Químico Cômico (@quimicocomico)

Químico Cômico/Reprodução

Quem não curte um bom e velho meme didático? Aprender através de memes é cada dia mais uma realidade nas redes sociais e é maneira divertida e menos pesada de assimilar os principais conteúdos. O perfil Químico Cômico é especializado quando o assunto é meme e traz uma curadoria só com as montagens mais engraçadas da internet. Um follow necessário se o perfil do estudante é esse.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade
Publicidade