Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

10 vantagens e desvantagens de prestar vários vestibulares

Será que vale a pena fazer algumas provas só por fazer?

Por Julia Di Spagna Atualizado em 23 dez 2020, 15h46 - Publicado em 26 dez 2020, 06h00

Quando um estudante presta vestibular, é bom ter um plano B. Pesquisar muito sobre as universidades, analisar quais mais combinam com o seu perfil e se organizar para realizar os processos seletivos. Além de ampliar o leque de opções, saber que existe uma segunda ou terceira chance pode passar uma certa segurança na hora de fazer as provas. Mas é preciso tomar alguns cuidados.

“É necessário que o estudante tenha em mente que deve prestar vestibular apenas para as universidades que ele realmente deseja cursar. Prestar por prestar ou apenas para ter uma segurança extra caso seu sonho não se concretize apenas tira o foco da preparação e dificulta o desenvolvimento de uma estratégia sólida que o levará à vaga no curso da instituição desejada”, explica João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Grupo Etapa.

Com isso em mente, é importante refletir sobre as suas inscrições. E para ajudar você a decidir quantos vestibulares devem receber sua atenção, separamos as principais vantagens e desvantagens de prestar vários exames. Veja abaixo:

Vantagens

Mais oportunidades

Ao prestar mais de um vestibular, aumentam suas chances de obter uma vaga no curso de sua preferência, pois irá concorrer a um número maior de vagas oferecidas por diferentes instituições de ensino. 

Momentos diferentes

É possível estar mais preparado técnica e mentalmente em um determinado dia do que no outro, o que afeta diretamente seu desempenho nas provas.

Tipos de provas

Os processos seletivos são diferentes de uma instituição para outra, assim, existem mais chances de encontrar um estilo de prova ao qual se adapte melhor. 

Experiência

A cada vestibular que um estudante presta, ele adquire experiência, maturidade e fortalece seu lado emocional. “É comum ouvir relatos de alunos que afirmam estar se sentindo mais seguros depois de terem feito algumas provas. Eles vão aprendendo a dominar a ansiedade, o que leva a um desempenho melhor”, explica João. Assim, na hora de optar por prestar vários vestibulares, é interessante ter feito alguma prova antes daquela que seja realmente o seu foco. 

“Toda a pressão do vestibular tende a se dissipar com a realização da primeira prova, sendo assim, nas subsequentes existe uma tendência de o aluno ir mais tranquilo e, como consequência, ter um melhor resultado”, diz Alfredo Terra Neto, orientador educacional da Oficina do Estudante.  

Cursos

Outro aspecto que pode ser vantajoso é a possibilidade de escolha de mais de uma carreira, caso o vestibulando não saiba exatamente o que quer ou cogite mais de um curso. 

Continua após a publicidade

Desvantagens

Desgaste

Quem presta mais de um vestibular deve ficar atento às datas das provas. As universidades públicas normalmente marcam seus vestibulares com uma certa distância umas das outras. No entanto, pode acontecer de o estudante passar por uma maratona de vestibulares seguidos quando, além das públicas, também prestar faculdades particulares. 

Esse acúmulo de provas seguidas pode levar à queda do desempenho devido ao cansaço. “A realização de diversas provas é muito desgastante, do ponto de vista mental e do ponto de vista físico”, explica Alfredo. Desse modo, em vez de aumentar suas chances, pode afastar o vestibulando da vaga na sua faculdade de preferência. 

Conteúdos

Outro aspecto que deve ser levado em conta é o fato de que os conteúdos dos vestibulares de diversas instituições de ensino diferem entre si, principalmente se as faculdades forem de estados diferentes. “Isso fará com que o estudante demande um tempo extra para estudar assuntos que poderão ser cobrados em apenas um dos vestibulares que ele irá fazer”, diz João. 

Investimento

O aspecto econômico também deve ser levado em conta. As inscrições têm valores elevados e, quanto mais vestibulares o estudante estiver disposto a prestar, maior será o investimento. 

Além do custo das inscrições, é importante destacar que muitos vestibulares podem ser em cidades distantes, o que também encarecerá o processo e gerará uma demanda logística, que envolve procurar lugar para ficar, transporte até o local de prova, etc. O tempo gasto com esses fatores poderia ser investido em mais horas de estudo.

Responsabilidades

Gerenciar aulas, afazeres do dia a dia, as inscrições e seus respectivos pagamentos para diversos vestibulares gera um certo grau de estresse. “Não são raras as situações em que algum aluno esqueceu de pagar uma das inscrições e foi justamente o do vestibular que ele mais queria”, afirma Alfredo.

Formatos diferentes 

Os vestibulares possuem características próprias e conhecê-las bem é fundamental para a aprovação. O formato e o tempo das provas variam. Assim, é necessário que, durante o período de preparação, o vestibulando faça simulados de formatos diferentes para chegar bem preparado, principalmente na estratégia de resolução e no tempo que deve ser gasto em cada parte do exame. 

Estabelecer um treino bem direcionado para os dois ou três vestibulares que mais deseja seria o mais adequado, segundo os especialistas. Eles afirmam que o estudante pode até prestar mais vestibulares, mas não haverá tempo hábil para um treino adequado para todos eles.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade

Publicidade