logo-ge

14 canais no YouTube para aprender línguas diferentes de graça

Dá para aprender russo, árabe, coreano, turco e até finlandês

O domínio de idiomas como inglês e espanhol já se tornou lugar comum em processos seletivos para qualquer área profissional. Nesse contexto, falar línguas que fogem do óbvio pode ser um diferencial importante — ou, no mínimo, uma prova de curiosidade, interesse e paixão por diversidade cultural.

Nada substitui um curso presencial, com um professor de carne e osso, mas a internet tem muito a oferecer para quem deseja ser autodidata. A seguir, você verá uma seleção de canais do YouTube com ótimos recursos educativos para aprender russo, árabe, coreano, finlandês, entre outros idiomas inusitados:

Fique ligado!

Pretende estudar fora? O Guia do Estudante tem uma plataforma para te ajudar a tirar o certificado de proficiência de Inglês! Conheça clicando aqui.

1. Russo

Com aulas dadas em inglês, o canal Russian Pod 101 tem lições para estudantes de nível básico, intermediário e avançado. Há aulas de leitura, pronúncia, compreensão auditiva, além de vocabulário básico para o cotidiano e frases básicas para “sobrevivência” na Rússia.

Se você quiser um curso ministrado em português, há menos variedade. Canais que têm algumas aulas disponíveis de russo básico com explicações na língua nativa dos brasileiros são Aprenda russo com Ekaterina e Russo elementar para brasileiros.

2. Coreano

Com quase 95 mil inscritos, o canal Aprendendo coreano com a Aileen traz aulas em português sobre vocabulário e gramática de nível básico da língua. Expressões idiomáticas, cumprimentos, dicas de estudo e até recomendações de música K-Pop (Korean Pop) completam o aprendizado.

Os vídeos do canal De Prosa na Coreia também podem ajudar quem busca conhecer melhor o idioma. As dicas são voltadas principalmente para expansão de vocabulário, com foco em curiosidades sobre a cultura da Coreia do Sul. Os YouTubers mostram um pouco de sua vida em Seul, com passeios por parques, pistas de patinação e festivais.

3. Árabe

O canal do professor Jihad M. Abou Ghouche tem pequenas aulas em português para aprender o básico de árabe. O foco das lições é o vocabulário, como nomes de animais, roupas, meses, parte do corpo, estações do ano, entre outros temas. O professor também ensina a escrita árabe e descreve hábitos culturais como o preparo do pão e a vivência do mês do Ramadã.

Se você está disposto a aprender em inglês, também vale conferir o Learn Arabic with Maha, que traz dicas de vocabulário e gramática do árabe palestino, além de ensinar algumas receitas de comidas típicas do mundo árabe, como falafel, charutos de folha de uva e manakish.

4. Hindi

O canal Namasté Brasil ensina vocabulário sobre números, relacionamentos, família, partes do corpo e culinária. Também há vídeos sobre a cultura indiana e até uma receita de vada pav, um bolinho de batata famoso na cidade de Mumbai.

Se você topa aulas em inglês, o canal de Anil Mahato também merece uma visita. Há dezenas de dicas sobre regras gramaticais, expressões, provérbios e vocabulário básico de hindi, além de divertidos registros de viagens pela Índia.

5. Finlandês

Em português, o canal Finlandês ensina frases básicas para viagens e apresentações, vocabulário sobre comida e expressões idiomáticas. Também há alguns vídeos especiais com palavras difíceis e temas gramaticais como pronomes possessivos, nominativo e negação. Prepare-se: o professor finlandês fala português com bastante sotaque.

Se você quiser complementar seu aprendizado, também vale conferir o canal Finnish Pod 101 (em inglês). A ênfase das pequenas aulas é o vocabulário: você aprenderá as palavras básicas para reservar um quarto de hotel, fazer compras no supermercado, marcar uma consulta no médico, fazer uma visita à livraria, entre outras situações do cotidiano. Também há dezenas de exercícios de compreensão auditiva.

6. Turco

O canal Aprenda turco com o Biel traz aulas em português claro (e carioquíssimo) sobre temas gramaticais do idioma tais como verbos, pronomes pessoais, adjetivos possessivos, conjunções, sufixos e harmonia vocálica. Também há dicas de vocabulário e uma aula sobre o alfabeto turco.

Já os vídeos de Turkish Class 101 trazem breves lições sobre a língua com foco em habilidades de compreensão auditiva e produção oral, além de vocabulário do dia a dia. O curso abrange os níveis iniciante, intermediário e avançado, e é dado em inglês.

Outra boa opção para quem está disposto a aprender em inglês é o canal de Musa Umut Akdeniz Dogan, que traz de forma leve diversas lições da língua sobre temas como sinônimos, antônimos e homófonos, além de vocabulário sobre frutas, legumes, números e dias da semana. O canal ainda inclui um vídeo divertido do YouTuber turco tentando pronunciar frases em português brasileiro.

Veja também

*Matéria originalmente publicada no site de EXAME.com.