Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

5 apps para otimizar tempo

Não custa nada ter a tecnologia como aliada, não é mesmo?

Por Redação Atualizado em 12 fev 2021, 11h08 - Publicado em 13 fev 2021, 06h00

Este texto foi originalmente publicado no portal Na Prática, parceiro do Guia do Estudante.

Os aplicativos de organização são ótimas ferramentas para quem está precisando otimizar melhor o tempo. Seja no âmbito pessoal quanto profissional, inúmeras atividades compõem o dia a dia e é muito fácil deixar algo passar batido e prazos serem perdidos. Portanto, não custa nada ter a tecnologia como aliada, não é mesmo?

Pensando nisso, o Na Prática reuniu cinco aplicativos para organização que prometem simplificar a rotina do usuário e, quem sabe, até ajudar na produtividade. Afinal, é muito provável ao trabalhar dentro do prazo dificilmente as tarefas ficam acumulas – e, consequentemente, há mais tempo para se dedicar em cada atividade.

Contudo, é preciso destacar que cada pessoa tem o seu próprio jeito para se organizar. Aos interessados em aderir aos apps, a primeira dica é testar os que mais parecem interessantes para si e tentar manter uma constância. Caso não funcione, tudo bem, há muitas outras opções disponíveis.

5 aplicativos de organização de tarefas

1 – Google Agenda

Um dos primeiros aplicativos para organização a ser lembrado é o Google Agenda. Podendo ser sincronizado com Slack e Asana (ferramentas de comunicação e gestão de projetos), por exemplo, ele não deixa nenhum prazo passar batido.

Inclusive, com alguns minutos ou horas de antecedência, o app notifica o usuário. Além do mais, por ele é possível criar reuniões on-line com colegas e amigos. E ainda tem uma função em que dá criar múltiplos calendários, um para cada área da vida. Ou seja, vida pessoal e profissional estarão sempre organizadas.

2 – Trello

Outra alternativa para quem gerencia projetos ou realiza uma série de tarefas é o Trello. Esse aplicativo de organização funciona de uma maneira muito visual, permitindo que os usuários separem as atividades por assuntos ou temas – e tudo de uma forma muito simples e intuitiva.

Para isso, o app é composto por “Boards”, que são quadros ou colunas que podem reunir diversas listas e informações. Dentro de cada coluna, aliás, estão as listas que contêm os chamados “Cards”, cartões onde pode-se adicionar os mais variados tópicos ou tarefas e os seus devidos prazos.

Continua após a publicidade

Esse aplicativo de organização pode ser usado tanto individualmente quanto por uma equipe. Assim, é possível organizar as tarefas do trabalho, planos de viagens, prioridades de estudos e várias outras coisas em um só lugar.

++Graduação, pós-graduação e técnico. Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

3 – Todoist

Similar ao item anterior, o Todoist organiza ideias, metas diárias e planos futuros. Apesar disso, ele não oferece todos os seus recursos na versão gratuita. Porém, mesmo sem gastar nada o usuário pode fazer a integração com até dez plataformas, criar prioridades de tarefas, 80 projetos ativos, entre outras coisas.

Quando aberto, o Todoist apresenta todas as suas tarefas atrasadas e as que devem ser concluídas no dia. Além disso, esse aplicativo de organização de rotina também permite que seja criada a recorrência de tarefas. Então, por exemplo, se todas as segunda-feiras tem reunião no trabalho, é possível alertar o app e ele sempre irá programar essa atividade.

4 – Google Keep

O Google Keep pode ser uma boa pedida pra quem pretende anotar seus compromissos, criar uma lista de tarefas a serem cumpridas ou até registrar pensamentos e metas. Igualmente, outra vantagem é que ele permite o uso de vários formatos de arquivos. Ou seja, é possível utilizar textos, áudios e imagens na mesma nota.

Bastante intuitivo, o aplicativo permite o uso de tags e marcadores, para que as informações fiquem visíveis de maneira fácil. Além disso, o aplicativo também permite a utilização de cores diferentes em cada nota, de acordo com a sua preferência. Ah! E por ser uma ferramenta do Google, e-mail, agenda e muitos outros recursos podem ser sincronizados.

5 – Evernote

Encerrando a nossa lista com os melhores aplicativos de organização, o Evernote permite que sejam criadas anotações separadas por cadernos e incluir textos formatados com cores e em lista. É possível, além disso, adicionar datas de lembrete aos itens anotados, bem como etiquetas que podem auxiliar na localização.

Versátil, ele permite a integração com outros aplicativos e ferramentas, tais como: Gmail, Google Drive, Slack, Trello e Microsoft Teams, por exemplo. Assim como alguns dos aplicativos acima citados, o Evernote também permite o uso tanto individual quanto em equipe.

Curtiu as dicas? Comente nas redes sociais do GUIA se você usa um outro aplicativo.

Quero Bolsa | Procurando por Bolsas de Estudo para graduação, pós-graduação ou técnico?! Garanta uma Bolsa de Estudo de Até 75% nas Mensalidades. Saiba mais!

Continua após a publicidade
Publicidade