Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

5 livros para começar a entender a Inteligência Artificial

Uma seleção de obras que te ajudarão a compreender o tema a partir de autores renomados. O que um ex-presidente do Google teria a dizer sobre as IAs?

Por Luccas Diaz
22 jun 2024, 19h00

ChatGPT? Midjourney? Gemini? Se você anda perdido nas ondas das Inteligências Artificiais, você chegou no lugar certo. Os robôs vieram para ficar e o que não faltam por aí são criadores de conteúdo, palestrantes ou professores pregando a máxima de que “quem não entrar na onda agora, vai ficar para atrás”. Calma lá! No lugar de criar uma abordagem ansiosa sobre o assunto, o indicado é procurar entender o fenômeno no seu próprio ritmo – dando chances para a experimentação e erros.

Claro, é inegável que a IA (sigla pela qual também chamamos a inteligência artificial) está transformando o mercado de trabalho e a nossa própria forma de usar computadores e celulares. Por isso é vantajoso se familiarizar com o tema – mas sem perder os cabelos fazendo todo e qualquer curso sobre o tema.

Para você que deseja não ficar para trás e começar a entender a Inteligência Artificial, o GUIA DO ESTUDANTE selecionou 5 livros de cientistas e autores renomados da área que refletem sobre a IA. Mais do que um rápido tutorial ou uma postagem no LinkedIn, são obras que irão permitir uma abordagem madura e reflexiva sobre o tema.

+ ChatGPT: 5 comandos secretos que ajudam na preparação para o Enem

1. “Introdução à Inteligência Artificial: uma abordagem não técnica”, de Tom Taulli

Introdução à Inteligência Artificial: uma abordagem não técnica

Capa do livro de Tom Taulli

“Introdução à Inteligência Artificial”, de Tom Taulli, apresenta uma visão acessível e não técnica sobre a IA e seu impacto nos setores de transporte, saúde e finanças. O livro aborda conceitos como machine learning, deep learning e PNL, além de estudos de caso e práticas reais de implementação. Taulli também explora as tendências sociais, éticas e futuras da IA, preparando leitores para o impacto crescente dessa tecnologia em empresas e na vida cotidiana.

2. “Inteligência artificial”, de Kai-Fu Lee

Inteligência artificial

Capa do livro de Kai-Fu Lee

Continua após a publicidade

Que tal aprender direto da fonte? Em “Inteligência Artificial”, Kai-Fu Lee, ex-presidente do Google na China, explora como a IA está transformando nossas vidas e o futuro do trabalho. Desmistificando temores sobre a perda de empregos, ele argumenta que a IA mudará a forma de trabalhar, reduzindo jornadas e aumentando a renda, permitindo mais tempo para lazer e artes. O diagnóstico de câncer do autor o levou a refletir sobre o uso da tecnologia para enfrentar grandes problemas sociais, como pobreza e desigualdade.

3. “Vida 3.0: o ser humano na era da Inteligência Artificial”, de Max Tegmark

Vida 3.0: o ser humano na era da Inteligência Artificial

Capa do livro de Max Tegmark

Em “Vida 3.0”, Max Tegmark explora os avanços da inteligência artificial e seu impacto potencial em crimes, guerras, justiça, trabalho e sociedade. O autor, professor do MIT, analisa como a IA pode transformar nosso futuro, discutindo a automação, conselhos de carreira, segurança de sistemas e a possibilidade de armas autônomas. Original e fácil de entender, o livro aborda questões cruciais e foi elogiado por Bill Gates e Barack Obama.

4. “Futuro Presente: o mundo movido à tecnologia”, de Guy Perelmuter

Futuro Presente: o mundo movido à tecnologia

Capa do livro de Guy Perelmuter

Para aqueles que buscam conhecer também as outras tecnologias que rondam a IA, este livro explora as áreas da robótica, internet das coisas, nanotecnologia e biotecnologia. Com uma abordagem acessível, “Futuro Presente: O mundo movido à tecnologia” foca nos impactos sociais e econômicos desses avanços, e nos principais nomes que estão por trás deles. Premiado no Jabuti 2020, o livro conta com prefácio de Arminio Fraga Neto, economista e ex-presidente do Banco Central do Brasil. Compacto e vasto ao mesmo tempo!

5. “2041: Como a inteligência artificial vai mudar sua vida nas próximas décadas”, de Kai-Fu Lee e Chen Qiufan

2041: como a inteligência artificial vai mudar sua vida nas próximas décadas

Capa do livro "2041"

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

No livro “2041”, Kai-Fu Lee (o mesmo autor do segundo item) e Chen Qiufan exploram uma realidade dominada pela tecnologia por meio de dez contos que misturam ficção científica e análises profundas. Lee, um especialista em IA, e Qiufan, renomado autor de sci-fi, apresentam visões sobre carros autônomos, robôs e avanços na educação e saúde, mostrando de forma acessível e instigante como essas inovações podem transformar nosso cotidiano até 2041. Divertido, não?

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
5 livros para começar a entender a Inteligência Artificial
Estudo
5 livros para começar a entender a Inteligência Artificial
Uma seleção de obras que te ajudarão a compreender o tema a partir de autores renomados. O que um ex-presidente do Google teria a dizer sobre as IAs?

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.