5 questões sobre redes sociais e Inteligência Artificial que já caíram nos vestibulares
Para se dar bem nas provas, não basta saber usar bem o ChatGPT. Entenda como as perguntas aparecem e prepare-se

A Inteligência Artificial já faz parte do cotidiano dos estudantes – e não estamos falando do uso do ChatGPT para dar uma forcinha na redação. Os grandes vestibulares do Brasil já estão cobrando questões sobre o uso e os impactos dessa tecnologia na sociedade. As perguntas aparecem associadas a discussões como fake news, democracia, desigualdade, entre outras.
O Enem 2024, por exemplo, discutiu a divulgação de conteúdos e imagens manipuladas nas redes sociais. Já a prova da UnB (Universidade de Brasília) pediu que o candidato refletisse sobre mudanças associadas a avanços tecnológicos, entre eles a Inteligência Artificial.
Confira abaixo 5 destas questões e as resoluções comentadas!
1. UnB 2025
A Lei de Moore surgiu, em 1965, por meio de um conceito estabelecido por Gordon Moore, presidente da Intel na época. Segundo essa lei, o poder de processamento dos computadores — e aqui podemos estender tal entendimento para a informática em geral — dobraria a cada 18 meses.
Internet: <www.mundogeo.com>(com adaptações).
Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue os próximos itens (certo ou errado), a respeito da relação entre inovações tecnológicas e geografia.
- Os drones, equipamentos de uso militar e aeronáutico que dispõem de inteligência artificial embarcada, tem altos preços de aquisição e alto custo de manutenção, o que impede a sua popularização.
- Inteligência artificial, machine learning e deep learning aumentam a produtividade e a lucratividade de empresas a partir da diminuição de custos, do aumento da eficiência e dos cortes de postos de trabalho, de modo que essas tecnologias podem representar ameaças para diversas profissões.
- As inovações rapidamente tornam obsoletas as tecnologias, as quais são substituídas por outras e estabelecem novas relações de consumo, com o uso, por exemplo, de aplicativos para a compra de mercadorias e serviços.
- O lançamento de novas tecnologias de forma contínua e acelerada é majoritariamente dominado por empresas transnacionais com sede em países do Norte global, o que estabelece novas formas de dependência entre países.
RESOLUÇÃO
- Ao contrário do que diz o texto, os drones estão com preços cada vez mais acessíveis, fazendo com que estejam se popularizando, inclusive no Brasil. Afirmativa errada.
- A inteligência artificial e a capacidade de aprendizagem das máquinas permitem de fato ampliar a produtividade (e a rentabilidade) de empresas, reduzindo custos, inclusive com mão de obra. Afirmativa certa.
- Um fator existente na economia atual, para rentabilizar empresas, é o da obsolescência programada: as inovações tornam as tecnologias obsoletas em prazo relativamente curto, levando as pessoas a comprarem novos produtos e serviços. Afirmativa certa.
- As empresas sediadas nos países mais desenvolvidos, em particular, nos Estados Unidos, são as líderes mundiais nas novas tecnologias de informação. Isso amplia as desigualdades entre países e reforça a dependência econômica dos mais pobres. Afirmativa certa.
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2. Enem 2024
Memes e fake news: o impacto na educação das crianças
Há quem diga que o Brasil nunca mais foi o mesmo depois dos memes. Na economia da velocidade, alguns apostam no humor, outros no engajamento político, e tem gente investindo alto na mentira também. Diante desse cenário, uma pergunta se torna essencial: será que todo mundo está conseguindo traduzir as mensagens postadas, curtidas e compartilhadas?
Essa dúvida incentivou uma professora de língua portuguesa a desenvolver uma proposta de leitura e análise crítica de memes com estudantes do ensino fundamental, na rede pública do Distrito Federal, na cidade de Samambaia.
“Percebi que muitos alunos e pais estavam divulgando conteúdos sem saber o que havia por trás das palavras”, relata a professora.
“O que antes era engraçado para os alunos passou a ser visto com outros olhos”, afirma a professora. Para ela, que utilizou a representação da criança em memes de WhatsApp como material gerador das discussões em sala de aula, aguçar o olhar sobre essas mensagens impacta diretamente a atitude de postar, curtir e compartilhar conteúdos ao estimular o uso consciente da informação que circula nas plataformas de mídia social.
Letramento político e midiático é um desafio intergeracional. Em tempos de notícias falsas, de imagens manipuladas e de memes sendo usados como triunfo da verdade de cada um, checagem de informação e interpretação de texto acabam se tornando moedas valiosas.
Disponível em: https://lunetas.com.br. Acesso em: 15 jan. 2024 (adaptado).
Ao abordar a relação dos memes com a educação, a reportagem sustenta uma crítica à
A – falta de fiscalização no uso de aplicativos de mensagens por crianças.
B – divulgação de informação manipulada em postagens virtuais.
C – utilização de ferramentas digitais no trabalho educacional.
D – exploração de conteúdos humorísticos nas mídias sociais.
E – propagação de mensagens com objetivos políticos.
RESOLUÇÃO
Essa questão do Enem 2024 provoca uma reflexão sobre o uso de redes sociais, e seu desafio básico é de competência leitora, ou seja, da capacidade do aluno de entender o texto apresentado e raciocinar a partir dele. Podemos descartar a alternativa A, pois o texto se refere também ao fato de que “pais” divulgam conteúdos “sem saber o que havia por trás das palavras”. Os pais são incluídos como “vítimas” da situação. Também afastamos a letra C, pois a própria professora decidiu utilizar as ferramentas digitais na sala de aula para estimular uma leitura mais consciente e crítica dos conteúdos virtuais. As letras D e E estão erradas, pois as referências ao uso de humor e ao engajamento político não são críticas em si. A alternativa correta é a B. O texto é crítico a “imagens manipuladas”, defendendo os antídotos da “checagem de informação” e da “interpretação de texto”.
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3. Fuvest 2025

a) Explique de que forma humor e crítica se combinam, na tirinha, para tratar do uso da inteligência artificial na sociedade contemporânea.
RESOLUÇÃO
Na segunda fase da Fuvest, a banca que promove o vestibular publica, depois da prova, o que esperava como resposta padrão para cada questão. Trazemos assim a resolução da banca.
“O humor da tira decorre de uma ironia que envolve o fato de que só o diploma não garante a vaga de emprego. É preciso não somente saber usar a IA, mas conhecer os mecanismos de superá-la em suas funções, ou seja, é preciso ter uma formação consistente. Com isso, rompe-se a expectativa do recém-formado. A personagem que, durante sua formação profissional, usou a inteligência artificial para obter vantagem e se formar, não consegue emprego, porque as inteligências artificiais, representadas pelo robô no último quadro, estão ocupando cargos que antes eram preenchidos por seres humanos.”
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4. UnB 2025
À medida que avança e se transforma em importante ferramenta para novas descobertas e práticas científicas, a IA também suscita questionamentos, inclusive quanto aos seus limites éticos. A rigor, questões dessa natureza acompanham a trajetória histórica das sociedades ao longo dos séculos, visto que a incorporação de novas tecnologias em épocas e regiões diversas sempre gerou temores, dúvidas e estranhamentos.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando a abrangência da temática que ele focaliza, julgue os itens seguintes (apontando se são errados ou certos).
- A despeito dos questionamentos éticos suscitados pelo uso da IA em várias áreas do conhecimento, os limites de sua utilização na área da saúde não vêm sendo discutidos, dada a imensa contribuição dessa tecnologia para a descoberta de cura de doenças antes incuráveis.
- O Brasil destaca-se em algumas áreas do conhecimento científico, sendo exemplo de produção tecnológica o trabalho de empresas como a Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras), a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.(Embraer) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
- O modelo econômico adotado no Brasil durante o regime militar (1964-1985) privilegiava a aplicação de recursos em projetos de proteção ambiental, e por isso não houve, durante esse período, investimento em tecnologia para o desenvolvimento de grandes obras na área da construção civil.
RESOLUÇÃO
- Em todos os setores da atividade humana há debate sobre o uso de inteligência artificial e suas implicações, incluindo a área da saúde. Naturalmente, o seu uso permite avançar em pesquisas importantes para a evolução do conhecimento em saúde. Entretanto, há questionamentos éticos, por exemplo, em pontos como a proteção à privacidade dos pacientes e a responsabilização por eventuais erros. Afirmativa errada.
- De fato, as empresas brasileiras citadas se destacam pela produção de conhecimento científico: a Embraer fabrica aviões de porte médio reconhecidos no mundo todo; a Petrobras é pioneira em perfurações de petróleo a grande profundidade, na área do pré-sal; e a Embrapa se distingue pela pesquisa de adaptação de culturas agrícolas para os diferentes biomas brasileiros, contribuição importante para a expansão do agronegócio nacional. Afirmativa correta.
- Durante o período da ditadura militar, a política de desenvolvimento não levava em conta a proteção ambiental. No caso da Amazônia, por exemplo, o projeto era de ocupação e desmatamento, para o uso da terra para atividades econômicas de lavoura e criação de gado. O período se caracteriza pelos investimentos em enormes obras de construção civil. Afirmativa errada.
5. Fuvest 2025
Texto 1
“Em Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política, Morozov estabelece ‘um paralelo com os setores extrativistas de recursos naturais, como o petróleo’, colocando ‘no centro da discussão o modo de produção dessa economia’, que ele chama de ‘extrativismo de dados’. Apesar de a frase ‘os dados são o novo petróleo’ ser um chavão fraco em termos conceituais, Morozov acha o modismo útil para debatermos a matriz extrativista desse modo de produção, em especial a forma como as grandes empresas de tecnologia ‘continuam escavando a nossa psique, tal como as empresas de petróleo escavam o solo’.”
ZANATTA, Rafael. “Extrativismo Digital”. Quatro Cinco Um, 01/04/2019. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/resenhas/ (Adaptado).
Texto 2
“Colonialismo de dados é um modo de configurar o mundo inteiro, de tal forma que um recurso novo possa ser extraído – e esse recurso é a vida humana a partir da qual se pode extrair um valor econômico. Sustentamos que os modos nos quais este novo colonialismo opera, as escalas nas quais opera, diferem do colonialismo histórico que tão bem entendemos.
Mas a função, a finalidade subjacente, o núcleo deste novo colonialismo é exatamente o mesmo do colonialismo histórico. É o de despossuir, apropriar-se dos recursos do mundo para o bem de uns poucos, de uma parte do mundo.”
COULDRY, Nick. Colonialismo de Dados e Esvaziamento da Vida Social Antes e Pós Pandemia de Covid-19. In: Homo Digitalis. A Escalada da Algoritmização da Vida em Tempos de Pandemia. Anais do XIX Simpósio Internacional Instituto Humanitas Unisinos (Adaptado).
Considerando os excertos apresentados, é correto afirmar que extrativismo de dados e colonialismo de dados são conceitos desenvolvidos por Morozov e Couldry para nomear e descrever fenômenos
A – baseados em mecanismos inéditos de acumulação de dados na história, de amplo alcance, complementares e centrais para diferenciar a atual fase do modo de produção capitalista.
B – essencialmente diferentes, pois, enquanto o extrativismo trata de uma relação das empresas de tecnologia com a psique, o colonialismo trata de uma relação dessas empresas com a vida humana.
C – cuja lógica de apropriação é diferente daquela verificada em relação ao petróleo, o que explica os limites da comparação entre os dados produzidos por usuários da internet e o petróleo.
D – correspondentes a duas formas análogas de apreender transformações do capitalismo contemporâneo, referindo-se a práticas que surgiram no passado, colonização e extrativismo, e com os quais compartilham finalidades.
E – que abrem possibilidades para que alguns países desprovidos de recursos naturais valiosos se apropriem de dados produzidos por usuários, sem autorização prévia destes, para extrair lucros.
RESOLUÇÃO
A Fuvest apresenta dois textos instigantes para dar base à pergunta, e a resposta não é fácil. Podemos afastar mais facilmente a alternativa B, pois a comparação com os dois conceitos mostra uma proximidade e uma abordagem semelhante, e não “diferente”. O mesmo ocorre com a letra C, já que o primeiro texto faz um paralelo claro com a exploração de petróleo, o que se opõe à frase “diferente daquela verificada em relação ao petróleo”. A opção E não está certa, pois o texto não aborda “países desprovidos de recursos naturais” – ainda mais quando se pensa que o principal país da economia digital são os Estados Unidos, que é rico em recursos naturais. Com as duas alternativas restantes é mais difícil afastar uma. Lendo-se com atenção, deve-se descartar a opção A, pois os textos apresentados não permitem dizer que os dois fenômenos são “complementares e centrais” para diferenciar a atual fase da economia global. A alternativa D é a correta. São duas formas semelhantes de abordar as características da economia atual, comparando-as com fenômenos do passado com os quais têm finalidades comparáveis.
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