logo-ge

7 aplicativos para organizar seus estudos

Eles vão te ajudar a construir uma rotina mais disciplinada e produtiva

O conteúdo em si está longe de ser a parte mais difícil do dia a dia de quem está prestando vestibular. A concentração, o compromisso, a disciplina e a organização para conseguir dar conta dele é que são elas.

E é nessa parte que muitas pessoas podem se perder. Afinal, são diversas matérias, conteúdos, exercícios e leituras que demandam atenção e não podem ser esquecidos.

Pensando nisso, selecionamos sete aplicativos que vão ajudar você a se organizar. Seja enviando notificações no celular, ajustando sua agenda ou registrando o conteúdo estudado, essas plataformas vão tornar seu dia a dia mais produtivo e motivador. Algumas ferramentas são bem parecidas, por isso é importante testá-las e entender qual funciona melhor para você. Confira:

Evernote

 (Reprodução/Reprodução)

O Evernote é um dos aplicativos mais conhecidos para organização. Nele você consegue armazenar todas as suas anotações e classificá-las de uma maneira personalizada.

Entre suas funções, além de criar notas e checklists que fizer durante os estudos, é possível reunir provas em PDF, explicações em PowerPoint, aquela foto que você tirou do esquema que o professor fez ou de anotações de colegas, áudios de explicações mais complexas e artigos que complementam suas aulas. E tudo isso pode ser catalogado por disciplina, data ou assunto. 

O app ainda oferece um chat para que você consiga conversar com outros colegas sobre dúvidas e reflexões sobre as matérias. Também é possível agendar compromissos, como provas, entregas de trabalhos e simulados.

Outra vantagem do app é que ele consegue sincronizar os arquivos que estão em todos os seus dispositivos, ou seja, você pode fazer as anotações no seu computador e alternar para o celular sem perder o conteúdo.

Disponível para iOS e Android.

Todoist

 (Reprodução/Reprodução)

Esse aplicativo é ideal para quem estuda melhor com amigos, pois permite o fácil compartilhamento de notas e tarefas. Isso pode ser muito útil para não esquecer entregas de trabalhos e para que cada um possa acrescentar sua parte em trabalhos em grupo.

Mas caso esse não seja seu perfil de estudos, o aplicativo também é estratégico para criar compromissos a serem cumpridos ao longo do dia ou da semana, como revisar determinada matéria ou tirar a dúvida de um exercício específico. 

Disponível para iOS e Android.

Easy Study

 (Reprodução/Reprodução)

O Easy Study ajuda a manter uma rotina de estudos mais organizada e produtiva. É possível criar um planejamento personalizado, definindo quantas matérias você irá estudar em cada dia e por quanto tempo. Uma das vantagens é que ele oferece um sistema de notificações que avisa o que deve ser estudado em cada momento.

E para ajudar na motivação e no controle do seu desempenho, o app apresenta um histórico diário e mensal das horas dedicadas ao estudo.

Disponível para iOS e Android.

Aprovado 

 (Reprodução/Reprodução)

Também ideal para quem gosta de organizar cada passo nos estudos, o Aprovado permite que você controle suas horas de dedicação, analise gráficos e relatórios sobre sua evolução e ainda crie um cronograma personalizado.

Quando começar a estudar um assunto, é possível acionar um cronômetro e alarmes para ser lembrado das próximas atividades, além de comparar o tempo que leva em cada uma. Isso pode ser muito útil para conferir se você não está dedicando tempo demais a um tema que não será tão cobrado ou se está negligenciando um conteúdo importante.

Disponível para iOS e Android.

Focus To-Do

 (Reprodução/Reprodução)

O Focus To-Do busca promover uma maior concentração e produtividade por meio da famosa técnica Pomodoro. 

Criada pelo italiano Francesco Cirillo nos anos 80, a técnica tem como base o gerenciamento do seu tempo de estudo. Com ela, você divide suas atividades em ciclos: cinco minutos de intervalo para cada 25 minutos estudando. Dessa forma, a ideia é que após cada pausa, você consiga retomar suas tarefas com mais energia e foco.

Disponível para iOS e Android.

EstudAqui

 (Reprodução/Reprodução)

Esse app cria um plano de estudos personalizado de acordo com suas maiores dificuldades e facilidades. Basta acessar a prova que deseja estudar, como o Enem, que o aplicativo irá apresentar as matérias do edital. Depois, indique o quanto domina cada tema e ele irá criar um ciclo com metas de estudo diárias e semanais.

O aplicativo também apresenta uma tecnologia que calcula o tempo desperdiçado com pausas e em quais matérias você teve o melhor e o pior rendimento. 

Disponível para iOS e Android.

Agenda do Estudante

 (Reprodução/Reprodução)

Se você vive se atrapalhando com as datas das suas provas e simulados, o Agenda do Estudante pode te ajudar. Nele, você pode organizar seus compromissos de uma forma prática e rápida, destacando lembretes e informações importantes.

Ele também ajuda no dia a dia, pois é possível montar um quadro de horários com suas aulas e professores.

Disponível para Android.