logo-ge

7 documentários para quem gosta de Economia

Estas obras permitem a análise de crises e períodos históricos a partir do viés econômico

Já parou para pensar sobre quanto as alterações na economia do Brasil e do mundo afetam direta ou indiretamente nossas vidas? Por isso, é interessante saber como funcionam certos fundamentos e entender melhor a área por meio de um viés histórico.

Aqui, reunimos sete documentários que te ajudam a compreender conceitos complexos de uma forma mais leve e simplificada. Eles apresentam figuras importantes do setor, crises que abalaram o mundo e fazem um panorama da economia em determinados períodos históricos. Confira: 

Freakonomics

O documentário é baseado no livro homônimo e é uma mistura de economia e cultura pop, que explica a sociedade a partir de temas importantes da economia. Dessa forma, a obra é ideal para entender a aplicação prática de conceitos da microeconomia em aspectos do cotidiano. 

Disponível aqui.

A Ascensão do Dinheiro

Este documentário também se baseia em um livro de mesmo nome escrito por um ex-professor de Harvard, Niall Ferguson, e foca no impacto do dinheiro na sociedade, em termos de progresso e desenvolvimento. É uma obra importante para compreender a formação histórica das instituições do capitalismo, mostrando a ascensão, crise e recuperação do sistema financeiro, assim como seus principais personagens ao longo da história.

Disponível aqui.

O Longo Amanhecer – Uma Cinebiografia de Celso Furtado

A obra é uma biografia do economista brasileiro Celso Furtado e conta com entrevistas de pessoas próximas a ele. Proporcionando uma reflexão sobre a economia brasileira e o desenvolvimento do país, o documentário é uma ótima opção para quem deseja começar ou se aprofundar na área.

Commanding Heights

O documentário é dividido em três episódios e apresenta a história econômica da segunda metade do século 20, desde a reconstrução do pós-guerra, a construção do Estado de bem-estar social até as crises do capitalismo e do socialismo. Excelente para quem deseja entender melhor todo esse contexto que afeta diretamente os dias de hoje.

Disponível aqui.

Trabalho Interno

 (Divulgação/Divulgação)

Vencedor do Oscar na categoria de melhor documentário em 2011, Trabalho Interno apresenta a história da crise mundial de 2008 a partir de pesquisas, análises e entrevistas com personalidades, jornalistas e políticos. Dividida em cinco partes, a obra mostra com detalhes o que desencadeou esse desastre financeiro, assim como suas consequências.

Disponível aqui.

Capitalismo: Uma História de Amor

Neste documentário do diretor Michel Moore o foco está nas críticas ao capitalismo, que, segundo o cineasta, vai contra os ideais de liberdade defendidos pela Constituição dos Estados Unidos. Moore explora a crise financeira durante a transição entre os governos de George W. Bush e Barack Obama, a competitividade de grandes corporações e a lucratividade delas. 

Disponível aqui.

Dividocracia

Dividocracia aborda a crise econômica na Europa, principalmente as dificuldades enfrentadas pela Grécia. O documentário critica a implantação do euro em diversas regiões. Os impactos da crise na América Latina não ficam de fora da obra.

Disponível aqui.