logo-ge

7 documentários para quem se interessa por tecnologia

Muitos avanços apresentados nas obras interferem diretamente no nosso dia a dia

Do início ao fim do dia, estamos rodeados de recursos tecnológicos que afetam diretamente nossa rotina. São dispositivos, ferramentas, utensílios que facilitam tarefas, obrigações e até os hobbies.

A internet, principalmente, mudou totalmente a forma como nos relacionamos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Para quem se interessa por esse universo, separamos sete documentários que analisam o impacto da tecnologia na sociedade no passado, no presente e no futuro. Confira: 

Atari: Game Over

Em 1982, o filme E.T. – O Extraterrestre, de Steven Spielberg, era um sucesso de bilheteria e conquistava fãs ao redor do mundo. Tentando aproveitar o sucesso do filme, a Atari, empresa que atuava fortemente no mundo dos games, tecnologia em alta na época, resolveu lançar um jogo do longa.

Diferentemente da obra de Spielberg, o produto foi um fracasso e, na visão de muitos, colocou a Atari e toda a indústria de games em xeque. Criou-se então uma lenda de que o prejuízo foi tão absurdo que a empresa teria enterrado os cartuchos do jogo no deserto do Novo México. A Atari, que até então ditava as regras na indústria dos games, abriu caminho para novos gigantes, como a Nintendo.

A partir dessa premissa surgiu o documentário. Uma equipe vai até o local onde estariam esses cartuchos e usa isso como fio condutor para explicar a história da Atari e do setor de games nas décadas de 1970 e 1980.

Disponível aqui.

Dark Net

Dark Net é uma série documental que explora a questão do uso do mundo cibernético e da tecnologia como um todo para fins perigosos e criminosos. Além de mostrar as práticas que são realizadas nos lugares mais sombrios da internet, a obra também apresenta as pessoas que usam a rede dessa forma.

Disponível aqui.

AlphaGo 

O documentário mostra uma competição entre um humano e um software. Durante uma disputa do jogo de tabuleiro Go, o campeão mundial da modalidade, Lee Sedol, enfrenta cinco partidas contra a AlphaGo.

Desenvolvida especialmente para competir nesse jogo, a partir de inteligência artificial, a tecnologia foi criada pela empresa DeepMind, posteriormente comprada pelo Google.

 

Banking on Bitcoin

Com Banking on Bitcoin é possível conhecer melhor o universo que envolve a criptomoeda: sua criação, ascensão, problemas no setor, escândalos e fraudes. Repleto de entrevistas com especialistas no setor, é interessante analisar o que está por trás da tecnologia e o porquê de tantas pessoas se envolverem com ela.  

 

Eis os Delírios Do Mundo Conectado

Já parou para pensar no quanto a sociedade está altamente dependente da tecnologia? Seja no trabalho, na comunicação, nos relacionamentos, no transporte ou na alimentação, novas ferramentas aparecem e se tornam parte da rotina. E a internet tem um papel fundamental nessa relação.

Dessa forma, o documentário explora os impactos causados na vida das pessoas por causa das tecnologias, além de apresentar entrevistas com diversas referência na área, como desenvolvedores, empreendedores do ramo e pesquisadores.

Disponível aqui.

Codegirl

 (Divulgação/Divulgação)

A representatividade das mulheres no setor da tecnologia é baixa e o preconceito com as poucas que se destacam é grande. Codegirl mostra como elas estão superando essas barreiras. São diversas garotas de várias partes do mundo envolvidas em uma competição de tecnologia. A ideia é desenvolver um aplicativo que ajude a resolver os problemas de suas comunidades.

Disponível aqui.

Steve Jobs — O Homem e a Máquina

 (Reprodução/Wikimedia Commons)

O documentário permite entender um pouco melhor como Steve Jobs revolucionou a maneira como as pessoas lidam e se relacionam com a tecnologia. A obra conta com entrevistas com pessoas próximas da mente por trás da Apple e que chegaram a trabalhar com Jobs durante suas duas passagens pela empresa. A partir da análise de como ele conseguiu impactar o comportamento das pessoas com ideias e produtos, é possível notar sua influência no setor tecnológico.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.