Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

7 documentários para quem se interessa por tecnologia

Muitos avanços apresentados nas obras interferem diretamente no nosso dia a dia

Por Julia Di Spagna 24 jan 2020, 23h54

Do início ao fim do dia, estamos rodeados de recursos tecnológicos que afetam diretamente nossa rotina. São dispositivos, ferramentas, utensílios que facilitam tarefas, obrigações e até os hobbies.

A internet, principalmente, mudou totalmente a forma como nos relacionamos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Para quem se interessa por esse universo, separamos sete documentários que analisam o impacto da tecnologia na sociedade no passado, no presente e no futuro. Confira: 

Atari: Game Over

Em 1982, o filme E.T. – O Extraterrestre, de Steven Spielberg, era um sucesso de bilheteria e conquistava fãs ao redor do mundo. Tentando aproveitar o sucesso do filme, a Atari, empresa que atuava fortemente no mundo dos games, tecnologia em alta na época, resolveu lançar um jogo do longa.

Diferentemente da obra de Spielberg, o produto foi um fracasso e, na visão de muitos, colocou a Atari e toda a indústria de games em xeque. Criou-se então uma lenda de que o prejuízo foi tão absurdo que a empresa teria enterrado os cartuchos do jogo no deserto do Novo México. A Atari, que até então ditava as regras na indústria dos games, abriu caminho para novos gigantes, como a Nintendo.

A partir dessa premissa surgiu o documentário. Uma equipe vai até o local onde estariam esses cartuchos e usa isso como fio condutor para explicar a história da Atari e do setor de games nas décadas de 1970 e 1980.

Disponível aqui.

  • Dark Net

    Dark Net é uma série documental que explora a questão do uso do mundo cibernético e da tecnologia como um todo para fins perigosos e criminosos. Além de mostrar as práticas que são realizadas nos lugares mais sombrios da internet, a obra também apresenta as pessoas que usam a rede dessa forma.

    Disponível aqui.

    AlphaGo 

    O documentário mostra uma competição entre um humano e um software. Durante uma disputa do jogo de tabuleiro Go, o campeão mundial da modalidade, Lee Sedol, enfrenta cinco partidas contra a AlphaGo.

    Desenvolvida especialmente para competir nesse jogo, a partir de inteligência artificial, a tecnologia foi criada pela empresa DeepMind, posteriormente comprada pelo Google.

    Continua após a publicidade

     

    Banking on Bitcoin

    Com Banking on Bitcoin é possível conhecer melhor o universo que envolve a criptomoeda: sua criação, ascensão, problemas no setor, escândalos e fraudes. Repleto de entrevistas com especialistas no setor, é interessante analisar o que está por trás da tecnologia e o porquê de tantas pessoas se envolverem com ela.  

     

    Eis os Delírios Do Mundo Conectado

    Já parou para pensar no quanto a sociedade está altamente dependente da tecnologia? Seja no trabalho, na comunicação, nos relacionamentos, no transporte ou na alimentação, novas ferramentas aparecem e se tornam parte da rotina. E a internet tem um papel fundamental nessa relação.

    Dessa forma, o documentário explora os impactos causados na vida das pessoas por causa das tecnologias, além de apresentar entrevistas com diversas referência na área, como desenvolvedores, empreendedores do ramo e pesquisadores.

    Disponível aqui.

    Codegirl

    Divulgação/Divulgação

    A representatividade das mulheres no setor da tecnologia é baixa e o preconceito com as poucas que se destacam é grande. Codegirl mostra como elas estão superando essas barreiras. São diversas garotas de várias partes do mundo envolvidas em uma competição de tecnologia. A ideia é desenvolver um aplicativo que ajude a resolver os problemas de suas comunidades.

    Disponível aqui.

    Steve Jobs — O Homem e a Máquina

    Reprodução/Wikimedia Commons

    O documentário permite entender um pouco melhor como Steve Jobs revolucionou a maneira como as pessoas lidam e se relacionam com a tecnologia. A obra conta com entrevistas com pessoas próximas da mente por trás da Apple e que chegaram a trabalhar com Jobs durante suas duas passagens pela empresa. A partir da análise de como ele conseguiu impactar o comportamento das pessoas com ideias e produtos, é possível notar sua influência no setor tecnológico.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade