logo-ge

6 documentários que farão você repensar a comida que coloca no prato

Alimentos geneticamente modificados, obesidade e indústria agropecuária são alguns dos focos dessas obras

Considerando o impacto da produção de alimentos no mundo e os questionamentos sobre a busca incessante pela produtividade, pelo lucro e pela defesa dos interesses de grandes indústrias, entender o que está por trás do tema é essencial para acompanhar discussões da atualidade. Pensando nisso, separamos seis documentários que promovem a reflexão sobre a maneira como nos relacionamos com os alimentos, desde sua produção até a hora do consumo. Confira: 

Cowspiracy: o Segredo da Sustentabilidade

 (Netflix/Divulgação)

Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2010 e com a produção-executiva de Leonardo DiCaprio, Cowspiracy busca mostrar os efeitos negativos da agropecuária, relacionando a prática com o aumento dos gases de efeito estufa, desmatamento, extinção de animais e outros problemas ambientais que afetam o planeta. 

Considerando todos esses impactos, a obra questiona a falta de posicionamento de grandes instituições e grupos ambientalistas sobre o tema. Vale reparar que o Brasil é mencionado diversas vezes por seu papel na produção agropecuária mundial.

Disponível aqui.

What the Health

 (Netflix/Divulgação)

What the Health investiga as relações entre a indústria farmacêutica e alimentícia, e como isso afeta decisões governamentais. Com isso, o documentário foca em como o consumo de alimentos de origem animal pode estar relacionado a uma série de doenças.

Disponível aqui

Food Inc. 

Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2010, Food Inc. faz diversas críticas ao consumo e produção de alimentos. Lucro e produtividade a qualquer custo, maltrato de animais em prol da indústria alimentícia, impactos dos alimentos processados no corpo humano, cultura fast-food e saúde da população são alguns dos temas abordados.

Disponível aqui.

Fed Up 

Fed Up é um documentário que foca nos problemas associados à obesidade e o quanto a indústria interfere nessa condição. Além de questionar o consumo excessivo de açúcar, a obra critica a quantidade do produto que é colocada em alimentos processados e a falta de posicionamento dos governos em relação a isso, por ser algo que afeta toda a população.

O documentário chega a apresentar casos pontuais, como a redução da verba para alimentos em escolas imposta pelo governo americano na década de 1980. Isso permitiu que redes de fast-food ganhassem espaço e influenciassem nos índices de obesidade e diabetes em crianças. 

Disponível aqui.

GMO OMG: Geneticamente Modificados 

 (Divulgação/Divulgação)

Após se questionar sobre qual tipo de alimento estava fornecendo para seus filhos, o produtor do documentário, Jeremy Seifert, decide pesquisar sobre comidas transgênicas e seus efeitos no corpo humano. Seifert quer mostrar como as grandes corporações alteram o código genético de sementes, colocando a população e o meio ambiente em risco. 

Disponível aqui.

Cooked

 (Netflix/Divulgação)

Produzida pela Netflix, Cooked é uma série documental dividida em quatro capítulos que busca mostrar o impacto da alimentação nas culturas da nossa sociedade e como cozinhar pode transformar o mundo. 

A obra é apresentada pelo jornalista Michael Pollan, conhecido por seu ativismo na área da alimentação e por seus livros sobre a cadeia alimentícia. Ao longo do documentário, ele ressalta a importância das pessoas preparem a própria comida e de evitarem consumir produtos industrializados. Para isso, Pollan usa os quatro elementos (água, fogo, terra, ar) como fio condutor da série.

Disponível aqui