logo-ge

7 filmes e documentários sobre as Olimpíadas

Que tal conhecer mais sobre diferentes modalidades e já ir entrando no clima de Tóquio 2020?

Em 2020, acontecem os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, entre os dias 24 de julho e 9 de agosto, e os Paralímpicos, entre 25 de agosto e 6 de setembro. Ao longo dos anos, o evento esportivo e seus atletas fizeram história e estiveram atrelados a uma série de momentos políticos e sociais conturbados. Separamos algumas obras que retratam acontecimentos verídicos e fictícios que irão aproximar você desses fatos, mas também do clima de superação que surge com os jogos. Aproveite!

Visions of Eight

O documentário apresenta a visão de oito cineastas sobre a Olimpíada de 1972, em Munique, na Alemanha. Os jogos foram marcados por um ataque terrorista em acomodações de equipes israelenses, organizado pelo grupo terrorista palestino Setembro Negro. O atentado resultou na morte de 12 pessoas, entre atletas e treinadores (e um policial). 

Quem quiser saber mais sobre o evento, uma das mais tristes da história das Olimpíadas, pode também assistir a Munique, de Steven Spielberg, que optou por contar a história a partir da retaliação do governo israelense.

Disponível aqui.

Carruagens de Fogo

Este clássico de 1981 não pode ficar de fora quando falamos de Olimpíadas. A obra mostra a preparação da equipe de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de Paris, em 1924. O foco da história está em dois corredores, um judeu e um cristão, que participaram das competições.

Vale ressaltar que a música tema do filme, L’Enfant, do grego Vangelis, até hoje é associada a maratonas. Ela recebeu destaque na abertura das Olimpíadas de Londres (2012) e é tão manjada que já apareceu em uma série de paródias.

B1 – Tenório em Pequim

O documentário produzido por brasileiros mostra a preparação do judoca Antônio Tenório para disputar a quarta medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008). O atleta é um dos poucos no mundo competindo tanto nos campeonatos paraolímpicos quanto nos regulares.

Disponível aqui.

Ouro, Suor e Lágrimas

 (Divulgação/Divulgação)

O documentário brasileiro Ouro, Suor e Lágrimas tem como foco o vôlei e mostra o desempenho das seleções masculina e feminina no Brasil entre 2001 e 2012 – período de maior vitórias de nossos atletas.

Disponível aqui.

Raça

 (Netflix/Divulgação)

Este drama conta a história de uma das figuras mais emblemáticas do esporte: Jesse Owens. Além dos desafios como atleta, Owens enfrentou o racismo na Olimpíada de 1936, que ocorreu em Berlim em plena Alemanha nazista.

Disponível aqui.

Olympia

O documentário alemão é sobre as Olimpíadas de 1936. A obra é polêmica, porque existem rumores de que seu diretor era conivente com o nazismo. Um dos destaques da obra também é o desempenho de Jesse Owens.

Disponível aqui.

Paratodos

Lançado em 2016, o documentário brasileiro explora a questão do esporte paraolímpico. Além de apresentar os bastidores desse universo, a obra propõe uma reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.