logo-ge

9 documentários para quem sonha em empreender

Seja qual for a área que você gosta, é importante saber usar a criatividade e a dedicação para abrir novos caminhos

O ato de empreender envolve a transformação de um produto, local, instituição ou realidade a partir de inovações e riscos. Cada vez mais essa é uma habilidade exigida, independentemente da área de atuação.

Enquanto algumas pessoas têm mais facilidade para criar, outras precisam treinar o olhar para enxergar soluções a partir de algo novo. Esses dois grupos são contemplados com uma série de documentários que listamos abaixo. Com eles, é possível acompanhar histórias inspiradoras que envolvem muito empreendedorismo e que farão qualquer um se encantar pela área. 

The Director – Uma Criadora na Gucci

Dentro de uma grife em grande parte comandada por homens, a diretora de criação Frida Giannini revolucionou. O documentário foi filmado ao longo de um ano e mostra os bastidores das passarelas, focando na visão artística e no processo de criação da Gucci.

Print The Legend

 (Netflix/Divulgação)

O documentário une o melhor dos mundos para quem se interessa por empreendedorismo e tecnologia. Print The Legend é uma produção da Netflix que aborda o mercado das impressoras 3D. 

A obra mostra a rotina das pessoas envolvidas nessa área, a revolução do setor, o que ainda pode ser explorado e a importância das startups que investiram cedo na tecnologia para se destacar. Polêmicas envolvendo o setor não ficam de fora, como a impressão de órgãos humanos e de armas de fogo.

Disponível aqui.

Mark Zuckerberg: A Verdadeira Face do Facebook

Para falar sobre empreendedorismo hoje é difícil não falar de Mark Zuckerberg. O documentário mostra a trajetória de um dos fundadores do Facebook, que é hoje uma das pessoas mais ricas do mundo.

Aqui é possível saber mais tanto sobre sua vida pessoal quanto de sua carreira até se tornar um empresário extremamente bem-sucedido.

Vai que Dá: A Cara das Startups Brasileiras

A série de webdocumentários apresenta seis empreendedores brasileiros que buscam inovar e revolucionar suas respectivas áreas de conhecimento. As histórias servem de pano de fundo para mostrar um pouco mais sobre o empreendedorismo brasileiro como um todo.

Disponível aqui.

Steve Jobs: Como Ele Mudou o Mundo

Responsável pela criação de uma das empresas mais lucrativas do planeta, Steve Jobs é uma figura que merece ser estudada por quem é apaixonado por empreender. Sua importância para o desenvolvimento de novas tecnologias é grande e a obra mostra mais sobre sua personalidade e trajetória.

Disponível aqui.

Jiro Dreams of Sushi

 (Netflix/Divulgação)

O documentário conta a história inspiradora do chef de sushi e dono de restaurante Jiro Ono, de 85 anos. Na obra, podemos acompanhar a importância da dedicação, a negociação com fornecedores, o gerenciamento da equipe e a preparação de seu filho para sucedê-lo nos negócios após sua aposentadoria. Com um restaurante de apenas 10 lugares e pratos de US$ 300, Jiro se destacou em Tóquio e é uma inspiração para quem deseja pensar em algo novo (e lucrativo).

Disponível aqui.

Inside: Lego 

A empresa de um dos mais famosos brinquedos do mundo enfrentou uma forte crise nos anos 2000. Mas o CEO da marca conseguiu se recolocar no mercado sem comprometer a história da empresa dinamarquesa. É um documentário interessante para pensar em novas formas de solucionar problemas e na importância de não desistir quando as coisas ficarem difíceis.

Disponível aqui.

The Call of the Entrepreneur

Neste documentário ideal para empreendedores é possível acompanhar a história de três pessoas (um banqueiro, um fazendeiro e um refugiado chinês) que precisam superar adversidades e tomam determinadas decisões em seus negócios que fazem toda a diferença. 

Disponível aqui.

TED Talks: Life Hacks

TED Talks: Life Hacks reúne nove palestras no TED sobre diversos fatores que podem impactar sua vida e seus negócios, e vão desde de percepções sobre linguagem corporal até dicas de produtividade.

Disponível aqui.