logo-ge

9 filmes e documentários para quem sonha em dar aulas

Estas obras irão inspirar quem pensa em mudar a realidade das pessoas por meio da educação

A realidade das salas de aulas é um tema que sempre despertou o interesse da sétima arte. E com razão. Afinal, é onde crianças e adolescentes passam boa parte do dia e os professores podem difundir todos os conhecimentos que possuem de determinada disciplina. A carreira é fundamental para a formação de todos nós.

Pensando nisso, fizemos uma lista com nove filmes e documentários nos quais o professor tem um papel fundamental. São lições valiosas para serem usadas na escola e na vida. Confira:

Clube do Imperador (2002)

 (Divulgação/Divulgação)

William Hundert é professor uma tradicional escola nos Estados Unidos e completamente apaixonado por sua profissão. Ele valoriza a ética em suas aulas e reforça a importância do caráter. 

Com a chegada de um aluno novo, Sedgewick Bell, filho de um poderoso senador, Hundert se sente desafiado. O jovem passa a questionar os ensinamentos e valores do professor, mas o docente vê muito potencial em Bell. Nessa relação, os dois são colocados à prova e tudo muda depois de um concurso sobre Roma Antiga, no qual o estudante decide trapacear. 

Encontrando Forrester (2000)

Jamal Wallace é um jovem de 16 anos que mora na periferia de Nova York e ganha uma bolsa de estudos em uma escola renomada da cidade, por causa de suas notas. Após uma aposta com seus amigos, ele conhece William Forrester, um grande escritor que vive em reclusão em seu apartamento. Percebendo o talento de Wallace para a escrita, ele o incentiva a desenvolvê-la e os dois acabam construindo uma grande amizade.

Disponível no Google Play.

Preciosa – Uma História de Esperança (2009)

 (Lions Gate Entertainment/Reprodução)

Claireece “Preciosa” Jones, de 16 anos, enfrenta uma série de dificuldades no seu cotidiano. No ambiente familiar, a jovem é agredida física e psicologicamente pela mãe e é violentada pelo pai desde pequena, o que resulta em duas gravidezes – na segunda vez, ela é expulsa da escola. Depois, Preciosa consegue uma vaga em uma escola alternativa, onde encontra a professora Rain, que a auxilia com diversas questões pessoais e a ajuda a enfrentar dificuldades e a encontrar seu caminho por meio dos estudos. Com o tempo, é possível notar mudanças no comportamento de Jones, que começa a se abrir com a nova turma e se sentir acolhida.  

Disponível no YouTube e na Amazon Prime Video.

Mentes Perigosas (1995)

 (Divulgação/Divulgação)

Michelle Pfeiffer interpreta Louanne Johnson, uma ex-oficial da Marinha que decide dar aulas de Inglês em uma escola com alunos de baixa renda. Baseado em uma história real, o filme mostra a tentativa da professora de se aproximar dos estudantes. Depois que eles apresentam uma postura hostil, Johnson passar a adotar métodos pouco convencionais – as aulas incluem até caratê.

Disponível no Telecine Play.

Ser e Ter (2002)

Ser e Ter apresenta a rotina de George Lopez, um professor em uma escola do interior da França na qual crianças entre 4 e 11 anos dividem a mesma sala de aula do Ensino Fundamental e aprendem a ler, escrever, mas também a se relacionar, conviver com as diferenças e usar o raciocínio lógico. Indicado ao César, prêmio mais importante do cinema francês, o longa se tornou uma referência e tem sido estudado e mostrado em escolas de diferentes países.

Disponível no YouTube.

Pro Dia Nascer Feliz (2005)

Nessa obra fica ainda mais clara a discrepância do ensino brasileiro. Acompanhamos estudantes de diferentes regiões e classes socioeconômicas, que contam como é o dia a dia na escola, seus planos e o que incomoda cada um no sistema de ensino. Os alunos de escolas públicas, como é de se esperar, relatam as maiores dificuldades, como preconceito, precariedade da educação e violência.

Disponível no YouTube.

A Voz do Coração (2003)

 (Divulgação/Divulgação)

Nesse filme francês, Clément Mathieu é um professor de música que organiza um coral com seus alunos. Entre eles, está um jovem chamado Pierre Morhange. Anos mais tarde, Morhange volta a sua cidade natal, devido à morte de sua mãe, e encontra o antigo diário de Mathieu. Com isso, ele relembra da infância e, mesmo depois de muito tempo, volta a aprender com o professor. 

Escritores da Liberdade (2007)

 (Divulgação/Divulgação)

Em Escritores da Liberdade, a professora Erin Gruwell assume uma turma em uma escola que apresenta um grande descaso em relação aos seus alunos, sem incentivos ou mesmo acreditar no potencial dos jovens. Gruwell decide então elaborar um método diferente para despertar o interesse dos alunos. Ela inicia um projeto de leitura e escrita. A partir dele, cada estudante deve escrever, em uma espécie de diário, acontecimentos do cotidiano com a família e amigos, e seus pensamentos ao longo do dia. A ferramenta os ajuda a lidar com medos e inseguranças que sentiam. Com o tempo, chegam a enxergar os colegas de uma forma diferente e percebem o quanto têm em comum.

Disponível na Netflix, no YouTube, no Google Play e na Amazon Prime Video.

Primeiro da Classe (2008)

Baseado em uma história real, Primeiro da Classe é sobre um professor, Brad Cohen, que tem síndrome de Tourette. Esse distúrbio é caracterizado por provocar tiques motores e vocais frequentes, o que fez com que Cohen enfrentasse muito preconceito ao longo da vida. Mesmo assim, ele decide ir atrás de um sonho: tornar-se professor. Os desafios não são poucos e os alunos fazem piada sobre sua síndrome, mas Cohen não desiste e decide seguir com a profissão.

Disponível no YouTube.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.