logo-ge

África do Sul estica férias escolares durante a Copa e irrita pais

Estudantes terão cinco semanas de férias em julho, no lugar das habituais três e meia. Crianças perambulam pelas ruas de Joanesburgo

da Agência Brasil

As crianças estão por toda parte nos bairros da periferia de Joanesburgo, África do Sul. De férias desde o último dia 9, elas aproveitam para assistir aos jogos da Copa do Mundo, jogar futebol e brincar em grupos de amigos pelas ruas. Estão contentes com a folga.

Seus pais, porém, nem tanto. Estão preocupados com a decisão do governo sul-africano de estender as férias escolares durante o Mundial. Neste ano, além das já tradicionais três semanas e meia de descanso em julho, 12,3 milhões de estudantes terão cinco semanas de férias.

“As férias são muito longas”, diz Phumla Makolwane, mãe de um estudante de 10 anos. “Entendo que estamos em uma Copa do Mundo, mas a educação tem que vir em primeiro lugar.”

Makolwane mora em Katlehong, área pobre da região metropolitana de Joanesburgo. Lá, muitos dos seus vizinhos também discordam das férias extras.

– Professores de estatística fazem previsões para jogos da Copa
– Exercícios de matemática na Copa

Carter Motloung é um deles. Ele tem cinco filhos, todos estudantes, todos de férias. Enquanto observava meninos correndo pela vizinhança, questionou: “Eles merecem ver a Copa, mas não têm dinheiro para ir ao estádio. Então por que dispensá-los das aulas, já que eles vão assistir aos jogos na televisão? Mais para frente, isso pode prejudicá-los.”

GUIA DE PROFISSÕES
O dia a dia de quem trabalha na Copa
Jornalista esportivo
Fisioterapeuta da Seleção
Medicina esportiva
Direito + Futebol

Em comunicado, o Departamento de Educação da África do Sul disse que a ampliação das férias significa somente sete dias extras de folga neste ano. Além disso, diz o comunicado, a mudança não alterará o número de dias de aula deste ano letivo. O governo ainda recomenda que os pais de alunos incentivem os filhos a frequentar bibliotecas e manter um período diário de leitura durante as férias.

“Estou me mantendo ocupado assistindo aos jogos da Copa, ou então jogando videogame”, respondeu o estudante Shile Khumalo, de 17 anos, quando perguntado sobre o que tem feito nas férias.

SAIBA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem