Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Aprenda História na TV

Com programas bem selecionados e informações detalhadas, o The History Channel é uma ótima opção para saber mais sobre História

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h49 - Publicado em 22 nov 2009, 16h52

Gosta de História? Nem tanto? Pois saiba que existe um canal que pode fazer com que você mude de ideia. Com uma programação variada, abordando os principais fatos históricos da humanidade por meio de documentários aprofundados, o The History Channel pode ser uma alternativa para estudar na frente da TV.

Os programas, em sua maioria, utilizam infográficos, ilustrações feitas por meio de computação gráfica e vídeos de época, o que reforça seu valor histórico. O GUIA selecionou três programas exibidos pelo canal. A íntegra da programação pode ser vista neste link.

CIDADES OCULTAS

Como uma cidade pode contar a história de um povo? Apesar de vivermos em uma civilização moderna, o passado pode ser encontrado em construções e no subterrâneo das grandes metrópoles. Explorar esses ambientes é a premissa do programa Cidades Ocultas.

Sinais de guerras, áreas de atividade se sociedades secretas e locais sagrados são revelados. Além das imagens espetaculares, os episódios são recheados de informações sobre passagens históricas, o que leva o espectador a uma viagem pelo passado. Entre as cidades retratadas, estão Istambul, Berlim, Budapeste, Londres, Paris e Roma.

HISTÓRIA À LA CARTE

Continua após a publicidade

“Você é o que você come”. A famosa frase, cunhada durante o movimento Hippie nos Estados Unidos da década de 1970, aplica-se perfeitamente a esse programa. Por meio da culinária, é abordada a cultura e a história da América Latina.

A tradição culinária reflete as heranças culturais dos povos desses países, assim como as transformações sofridas por essas sociedades durante os últimos séculos. Além de aprender sobre a culinária do nosso continente, o programa é uma boa fonte de informação histórica, trazendo informações de uma maneira leve e interessante.

ROMA – ASCENSÃO E QUEDA DE UM IMPÉRIO

Em 11 episódios e dois especiais, a série aborda a vida dos personagens que marcaram a existência do maior império da História. Imperadores, inimigos e guerras permeiam a narrativa, dando um panorama completo dessa civilização. São retratadas as lutas contra os exércitos bárbaros, além das agitações internas mais relevantes da trajetória de Roma.

A forma com a qual o império é retratado é bastante detalhada, trazendo ruas abarrotadas, exércitos fielmente caracterizados e a grande briga pelo poder que marcou essa civilização. Com todos esses pormenores, a série é uma boa maneira de saber mais sobre esse importante período da História.

Veja mais filmes, quadrinhos, livros e games para estudar

Continua após a publicidade
Publicidade