Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Entenda a origem do dia do Pi

O número foi estudado pela primeira vez por Arquimedes na Antiguidade

Por da redação Atualizado em 14 mar 2019, 10h11 - Publicado em 14 mar 2018, 13h41

Hoje, 14 de março, comemora-se o dia de um dos personagens mais conhecidos do mundo da matemática: o Pi. É ele que aparece toda vez que operamos com círculos, arcos e pêndulos.

Para obter o número, basta dividir o comprimento de qualquer circunferência pelo seu diâmetro. Existem controvérsias quanto ao número exato de dígitos que devemos utilizar após seu valor aproximado (3,14). Por esse motivo, os matemáticos adotaram a letra grega que lhe deu o nome: π.

Os primeiros estudos sobre essa constante foram feitos por Arquimedes na Antiguidade. Tanto que uma de suas nomenclaturas é a Constante de Arquimedes. A letra grega que o representa, como conhecemos hoje, o π, foi introduzida por William Jones, em 1707.

O dia do Pi foi criado em 14 de março de 1988. Nesta data, o público e funcionários do museu Exploratorium, na California, celebraram o 14/3 (3/14 na notação da língua inglesa) marchando por ambientes circulares e comendo diversos tipos de alimentos arredondados, como tortas de frutas e, a partir de 1989, pizzas. A origem da celebração é o trocadilho com o formato da data 3/14 e o valor 3,14. O auge das comemorações para os geeks ocorre à 1:59, porque se arredondarmos o Pi até sua 5ª casa decimal, temos 3,14159.

Outras iniciativas foram surgindo ao longo dos anos para comemorar a data. A NASA, por exemplo, promove o “Pi in the sky”, uma série de desafios matemáticos relacionados à temática espacial e envolvendo problemas reais, como terremotos em Marte e chuva de hélio em Júpiter. O objetivo é que os participantes resolvem os desafios utilizando o Pi no cálculo.

Operações matemáticas que dependem de π
• Perímetro de uma circunferência: C = 2 π . r
• Área do círculo : A = π . r²
• Volume de uma esfera: V = 4/3 . π . r³
π também está nas fórmulas gravitacionais e do eletromagnetismo da física.

Por falar em física, além de o 14 de março ficar marcado a partir de 2018 como o dia em que Stephen Hawking morreu, a data também é a do aniversário de Albert Einstein.

Continua após a publicidade

Publicidade