Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Preposições e crase: 5 músicas para estudar

Melodias e ritmos ajudam na memorização

Por Redação Atualizado em 2 jun 2021, 20h30 - Publicado em 1 jun 2021, 20h00

Pense em seu livro predileto. A história pode ser marcante, mas você conseguiria se lembrar de frases e parágrafos inteiros dele? Não, né… Agora pense na sua música predileta. Você não só consegue “cantarolar” a música de cabeça, porque se lembra de seu ritmo e melodia, como consegue cantar toda a letra, não é mesmo?

Pois é, melodias ficam gravadas com muito mais facilidade em nossa mente. Por isso que muita gente gosta de usar a música para estudar. Pesquisando por aí encontramos vídeos de alunos e professores para estudar preposições e o uso da crase. Você se lembra de alguma “fórmula secreta” para ajudar no português?

Confira nossa lista:

Preposições no ritmo de “Terezinha de Jesus”

A, ante, até, após,

com, contra, de, desde,

Em, entre, para, per, perante

Por, sem, sob, sobre, trás.

Continua após a publicidade

Os alunos da preposição

“Rock educativo” da preposição


 

Uso da crase no ritmo de Jingle Bells

“Se vou ‘a’, volto ‘da’, crase haverá,
Se vou ‘a’, volto ‘de’, crase para quê?”

Mas é bom lembrar que as músicas não substituem os livros e ninguém espera que você aprenda tudo só ouvindo ou decorando a música. Primeiro é preciso entender o conteúdo com os bons e velhos livros. Depois, para ajudar na memorização e fixação, as músicas podem ser uma boa pedida. Principalmente na hora da prova, se der um branco.

Mas e aí, na sua escola o professor ensinou alguma música nas aulas de português? E você acha que elas realmente ajudam? Comenta nas redes sociais do Guia do Estudante.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade