logo-ge

Como aproveitar suas férias de um jeito que é a sua cara

Do superestudioso ao tipo mais largado, confira cinco programas que são a sua cara

Não é porque você é meio nerd que vai passar as férias na frente do computador, né? O GUIA preparou uma série de dicas de programas para agradar a tipos diferentes de estudantes. Qual é o seu?


SHELDON (o supernerd) – Nada de excursão para visitar o acelerador de partículas na fronteira da França com a Suíça. Nem de convenção de Star Trek. O nosso estudante Sheldon curte tecnologia, gadgets e todo o tipo de notícias científicas.

As férias ideais para esse tipo de aluno levemente parecido (sim, porque é impossível ser igual a ele) com o personagem de The Big Bang Theory? Feiras, responde o professor de Física da PUCPR Reginaldo da Costa. "O Brasil, cada vez mais, recebe feiras internacionais importantes. É o lugar ideal para saber as últimas novidades e ter uma prévia do que vai surgir nos próximos meses", explica.

Para quem gostou da ideia (mesmo que não tenha se identificado tanto assim com o perfil), basta dar uma olhada na programação da sua cidade, ou das capitais mais próximas. Em janeiro acontece, em São Paulo, a Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia, ciência e entretenimento do mundo. Por lá já passaram figuras como Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, e Stephen Hawking, o físico mais importante do mundo contemporâneo.

No Brasil, o evento acontece pela quarta vez e começa no dia 17 de janeiro. É uma semana de palestras, oficinas, debates, shows, wireless de alta velocidade, cosplays andando pra lá e pra cá… O paraíso de todo supernerd. Para quem não conseguiu se inscrever com antecedência ou não pode ir até São Paulo, dá para acompanhar o evento nas transmissões ao vivo via streaming pela Campus TV.


LISA SIMPSON (a nerd) – Para não perder o último dia da exposição egípcia, Lisa já entrou escondida à noite no Museu de Springfield. Você também acha que vale tudo em nome do conhecimento? O GUIA tem um programa especial para você: o Vale dos Dinossauros. É um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo e fica no município de Sousa, na Paraíba. Lá está a maior trilha de animais pré-históricos já encontrada!

Quem se animou em conhecer o Vale pode aproveitar e dar uma passadinha na boate Rocksauro, que fica na cidade. Mas quem não vai viajar nessas férias pode descobrir um sítio geológico perto da sua cidade. "O Brasil é um país de riqueza geológica. Várias descobertas importantes foram feitas em muitos estados", conta o professor Hélcio Gomes, do curso pré-vestibular Miguel Couto. Ele cita os fósseis encontrados no Rio Grande do Sul e Minas Gerais como visita obrigatória para quem se interessa pelo assunto. Para saber onde estão os principais sítios e museus com fósseis pelo país, confira o site do Serviço Geológico do Brasil.


HERMIONE (a meio nerd, meio popular) – A amiga de Harry Potter cursa todas as matérias da escola de Hogwarts (algumas até ao mesmo tempo, vantagens da magia…), mas nem por isso deixa de fazer sucesso com os meninos. Pois é. Chegou a vez dos nerds populares. Esse estudante adora cultura pop, sempre sabe o que tem de legal em cartaz, o lançamento da vez…

Você se identificou? Os espaços culturais da sua cidade estão cheios de programas para você. "Os vestibulares começaram a cobrar cultura popular contemporânea com mais frequência nos últimos anos", comenta o professor Hélcio. Isso sem falar que o aluno que entende de música, quadrinhos e cinema, por exemplo, tem mais facilidade com interpretação de textos”, completa. Alguns centros, como o Sesi-SP, têm gibitecas incríveis. Que tal conhecer uma?


HOUSE (o desencanado que estuda quando dá) – O médico é genial, ninguém discute. Mas House nunca foi muito fã de passar horas e horas perdido nos livros. Se você faz esse tipo, saiba que pode aproveitar as férias fazendo algo que você gosta muito (não temos dúvidas quanto a isso) para fixar informações e desenvolver habilidades.

Henry Jenkins, diretor do departamento do MIT sobre Estudos de Mídia Comparativa e autor de Cultura da Convergência, é um dos grandes defensores do uso dos videogames na educação. O jogoCivilization é uma ótima dica para compreender grandes momentos da história e descobrir curiosidades sobre cada país (enquanto você tenta dominar o mundo). As pessoas tipo House vão adorar o desafio de zerar o jogo durante as férias.


PENNY (a "vida mansa") – Sheldon e Penny até dividem a mesma série, mas, na nossa lista, eles não poderiam estar mais distantes. Ela é o oposto do supernerd: jamais estuda, se puder evitar. Não precisa ter vergonha de admitir, se você é da turma do fundão, também temos uma solução para as suas férias. "O segredo para atrair o estudante mais desinteressado são os museus interativos", conta o professor Reginaldo. “Eles são divertidos e usam tecnologia de ponta para criar um clima de parque de diversão”, explica.

No Brasil temos ótimos museus interativos, mas a maioria fica em São Paulo. É lá que estão o Museu do Futebol, Museu de Língua Portuguesa, Museu Catavento Cultural e Planetário do Ibirapuera, que são visitas obrigatórias para todo estudante. De Sheldon a Bart.