Clique e assine GE Play por R$16,90

Como estudar redação: confira 8 dicas incríveis

Saiba como se preparar para mandar bem na proposta de redação do Enem

Por Redação - 3 abr 2020, 10h22

Se você está se preparando para prestar o Enem esse ano, já deve estar bem organizado quanto ao que estudar para cada área do conhecimento, certo?. 

E é bem provável que já tenha dedicado um tempo para fazer um cronograma de estudos com os assuntos que mais caem para cada disciplina e pretende gabaritar nas questões de múltipla-escolha, acertei?

Bom, mas e quando o assunto é o texto escrito? Você tem se preparado adequadamente e sabe, de fato, como estudar redação?

Olha, não é incomum que muitos estudantes não saibam como estudar para um texto escrito, ainda que ele seja uma parte superimportante do exame. E é por isso que neste post vamos te mostrar 8 incríveis dicas que vão ajudar você a estudar e mandar superbem na redação do Enem. Vamos lá?

Como estudar redação?

Assim como qualquer outra matéria, estudar para redação necessita de bastante prática para conseguir se sair bem. Porém, para alguns estudantes é realmente difícil saber por onde começar quando o assunto é um texto escrito. 

Portanto, separamos 8 dicas que vão te ajudar a se guiar e enfim saber como estudar redação. Confere só!

1. Leia com cuidado o manual do participante

Antes de qualquer coisa, o primeiro que você deve fazer é ler a cartilha de redação do Enem.

Lá você encontrará informações referentes a cada uma das 5 competências que serão cobradas na redação e como conseguir produzir um texto que as alcance de maneira satisfatória. 

Além disso, você verá como a correção de sua redação será feita e por quem. Poderá conferir por quais motivos as redações são zeradas e ainda o que configura fuga de tema. E, além de tudo isso, ainda encontrará a análise de redações que obtiveram nota 1000 no exame do ano anterior. 

Importante mencionar que o Inep disponibiliza uma nova cartilha a cada ano. A de 2020, ainda não está não foi divulgada, mas você pode conferir todas as informações na cartilha de redação de 2019, já que o tipo e o gênero textual será sempre o mesmo e as instruções sobre as competências também não mudam.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=rWXqAVOu3SI%5D

2. Faça duas redações por semana

A nossa segunda dica de como estudar redação é: faça duas redações por semana. É isso mesmo! Se você quer que algo seja feito com excelência, é necessário treinar muito!

Então, programe-se e faça duas redações por semana nos moldes do Enem. Mas é claro que se você conseguir escrever mais, melhor ainda. Afinal, quanto mais você praticar maiores serão as suas chances de tirar uma nota realmente alta na redação e assim aumentar toda a sua média no exame.

3. Treine redação com várias propostas 

Para treinar bem para redação do Enem, você deve praticar com várias propostas e eixos temáticos distintos. Isso porque você só vai conseguir saber qual o tema de sua redação no dia da prova. 

Ainda que a redação tenha que ter mais ou menos o mesmo formato sempre, isto é: quatro parágrafos, sendo um para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão, os eixos temáticos vão exigir que você argumente de maneira bastante particular. 

E se por acaso você treina sempre com uma mesma proposta não vai conseguir selecionar dados, fatos e exemplos quando precisar fazer uma redação de tema diferente. E isso pode comprometer todo o seu texto, caso você tangencie o tema ou algo do tipo.

Veja um exemplo para entender melhor o que estamos dizendo:

Imagine que você tenha que escrever sobre a seguinte proposta de redação: “As dificuldades do acolhimento de refugiados”. Nesse caso, você precisa falar realmente sobre as dificuldades desse acolhimento e não sobre acolhimento em geral, ou poderá tangenciar a proposta. 

4. Grave na memória algumas citações famosas

A nossa quarta dica de como estudar redação é: grave na memória algumas citações famosas. Isso porque na redação do Enem você deve apresentar e fundamentar argumentos que defendam o seu ponto de vista. 

Continua após a publicidade

Mas para conseguir gravar citações você deve pesquisar muito! Na hora de escrever redações de diferentes eixos temáticos pesquise por pensadores e escritores que irão enriquecer o seu texto. Quanto mais você usar essas frases, mais fácil será de lembrar na hora do exame!

Para facilitar a memorização, você pode procurar por citações “coringas” para cada eixo temático, como saúde, educação, tecnologia etc.

5. Veja filmes e séries e melhore o seu repertório sociocultural

Uma das exigências da redação do Enem é que você apresente um repertório sociocultural, e isso inclui fazer ligações entre o tema da redação e outras disciplinas, como a geografia e a história.

Quando você faz a ponte ligando a proposta a uma contextualização histórica, por exemplo, você enrique muito seu texto e a defesa de seu ponto de vista. E para sempre melhorar o seu repertório sociocultural a nossa dica é que você veja filmes e séries

Algumas séries que você consegue encontrar facilmente na Netflix e que apresentam conteúdos que poderão te ajudar em diferentes eixos temáticos são: Império Romano, Guerras do Brasil.doc, Explicando a Mente, Sex Education e várias outras. 

Alguns filmes que você pode assistir e aumentar seu repertório sociocultural são: Que Horas ela Volta?, Hoje eu Quero Voltar Sozinho, Corra! e vários outros!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=hPgCtp0c1nU%5D

6. Desenvolva um bom repertório vocabular

A nossa sexta dica de como estudar redação é: desenvolva um bom repertório vocabular. 

Para mandar bem na redação do Enem um dos requisitos básicos é não repetir muitas palavras. E o melhor jeito para isso é utilizar palavras e expressões sinônimas. Essa tática serve para termos comuns dentro dos períodos e também para os famosos conectivos. Isso porque, se você apresenta um repertório diversificado de conectivos, isso valoriza bastante a sua redação. 

Para treinar o uso de diferentes palavras não tem muito segredo, à medida que você for treinando e praticando em casa deve ir pesquisando por palavras sinônimas quando achar que está repetindo demais determinado conectivo ou qualquer outra palavra. Assim, quando chegar a hora de realmente fazer o exame, você terá criado um amplo repertório vocabular.

7. Identifique os principais erros gramaticais e tente não cometê-los

Para estudar para redação você deve saber quais os principais erros gramaticais e ficar atento para não cometê-los em seu texto.

É claro que ao longo do desenvolvimento de um texto escrito é comum que a gente cometa um errinho ou outro menos óbvio, no entanto, existem alguns erros mais comuns, como aquelas regrinhas da crase, por exemplo. E para não cair nesse erros, você deve conhecê-los e tomar todo o cuidado para não cometê-los.

8. Leia o máximo que conseguir 

Bom, a nossa oitava e última dica de como estudar redação é: leia o máximo que conseguir. Essa é a última, mas talvez, a mais importante de todas as dicas. A leitura é irmã siamesa da escrita. Pode parecer bobagem ou clichê, mas é a pura verdade: quem lê muito, muito provavelmente, vai escrever bem.

A leitura vai te ajudar em todas as dicas anteriores, ela vai te ajudar a melhorar o seu repertório sociocultural, a identificar erros gramaticais recorrentes e não cair neles. 

Vai te ajudar também a encontrar citações de escritores que vão te ajudar a fundamentar a sua argumentação. Enfim, a leitura só traz benefícios e deve ser uma prática recorrente em seu dia a dia de estudante.

A redação é uma parte importantíssima do Enem e, por isso, deve ser muito praticada. Sozinha ela vale 1000 pontos e pode comprometer ou subir toda a sua média da prova.  

Esperamos que você tenha curtido muito nossas 8 dicas de como estudar redação e que coloque-as em prática o mais rápido possível! E se você quer começar a praticar hoje mesmo, que tal baixar a folha de redação guiada gratuita? Com certeza ela te ajudará a ficar cada vez mais próximo da tão sonhada nota 1000.

Yasmine Diniz, redatora do Blog da Imaginie. A Imaginie é parceira do Guia do Estudante e a maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil

Continua após a publicidade
Publicidade