Já pensou em viajar em um avião que não é movido a combustíveis fósseis? Ou ter água quentinha em todas as torneiras de casa sem pagar um valor absurdo na conta de energia elétrica? Tudo isso já é possível graças à energia solar, uma das fontes mais limpas e que já é responsável pelo abastecimento de muitas residências.
Entenda como funciona este tipo de energia e seus benefícios para o meio ambiente!
+ Entenda como a agropecuária afeta o meio ambiente
O que é a energia solar?
A energia solar é a energia que vem do Sol, como o próprio nome já diz. Para além de ajudar as plantas a fazerem fotossíntese, também é possível gerar eletricidade por meio dela. É claro que a quantidade de energia gerada depende do clima, e as nuvens podem atrapalhar.
A energia solar pode ser convertida em eletricidade de duas maneiras.
1. A energia solar fotovoltaica, que é diretamente traduzida do Sol à eletricidade. Este sistema de geração de energia é formado por painéis, módulos e equipamentos elétricos, não necessitando de uma alta radiação para funcionar. Aqui, a luz solar ocasiona a movimentação dos elétrons presentes no material condutor, normalmente feito de silício, um mineral abundante na crosta terrestre que é usado para diversos fins como componente do vidro, cerâmica, cimento, silicone e os painéis solares. O material é conduzido nos painéis até ser pego por um campo elétrico.
+ Conheça a técnica inventada por Benjamin Franklin para escrever melhor
2. Já a energia solar heliotérmica é transformada em calor, para depois ser traduzida em eletricidade. Acontece por meio de painéis solares espelhados que coletam a luz solar através do reflexo e a concentram em um receptor líquido ao emanar a luz na direção dele. Este líquido é o responsável por manter a água quente e produzir vapor nas usinas, movimentando turbinas e acionando geradores que produzem a energia elétrica. Ela é usada para aquecer a água de residências, hotéis, entre outros.
No Brasil, a energia solar heliotérmica é produzida principalmente no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
+ Sistema solar: conheça os planetas e outros componentes
Por que ela é considerada uma ‘energia limpa’?
A energia solar é considerada uma energia limpa porque é renovável, inesgotável, não poluente e exige pouca manutenção. Pode ser usada até nos lugares mais remotos e requer áreas menos extensas para ser produzida, porém ainda é uma energia cara devido aos equipamentos necessários para produção e armazenamento correto.
Além disso, de acordo com Robert Fischer, diretor da Topsun Energia Solar em entrevista para o G1, por não liberar gases na atmosfera nem poluir rios e mares, esse tipo de energia também não interfere no aquecimento global.
Ah, e a explicação para os eletrônicos continuarem funcionando mesmo à noite é simples. Como vimos, a energia solar não é apenar gerada, ela também é armazenada. Seu uso também não ocorre em tempo real o suficiente para que ela se esgote e os eletrônicos parem de funcionar.
+ O que é a água virtual, que você toma sem ver
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.