logo-ge

Conheça os vencedores do Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social

O Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social, lançado no ano passado em parceria com a AlfaSol, o UniSol e a Nike, selecionou as cinco melhores iniciativas de Instituições de Ensino Superior, cujas ações utilizam o esporte como instrumento para o desenvolvimento social.

Os projetos selecionados receberão o aporte financeiro para dar continuidade às atividades contidas nas propostas. Trata-se de ações desenvolvidas em diferentes áreas temáticas, como futebol, jogos e esporte de ação, que atendem comunidades de cinco municípios de três estados brasileiros:

Futsal Social, do Centro Universitário Feevale/RS
Direcionado a 500 crianças e adolescentes de bairros periféricos de Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul), matriculados nas 22 escolas parceiras, o projeto é uma complementação curricular no contraturno das atividades escolares.

Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Voltado à educação ambiental, diversidade cultural e étnico-racial, o projeto proporciona atividades esportivas, como jogos e brincadeiras, criando um espaço alternativo de lazer à comunidade. Atende 120 crianças e jovens de 3 a 17 anos pertencentes a grupos social e economicamente desfavorecidos de São Carlos (São Paulo).

Futebolando, do Centro Universitário Módulo/SP
O projeto atende 200 crianças de 7 a 12 anos, de Caraguatatuba (São Paulo), que têm a rua como local de lazer e esportes após o período escolar. Além de futebol, o projeto irá oferecer apoio escolar, inclusão digital, educação ambiental e atividades culturais. Para contribuir com a renda das famílias das crianças, também serão realizadas oficinas com as mães dos atendidos.

Xepa do Briza, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Direcionado a jovens de 18 a 24 anos, oriundos de famílias de classe média baixa do Irajá (Rio de Janeiro), o projeto tem como objetivo a reinserção cidadã na sociedade e também no mercado de trabalho, por meio do skatismo, esporte de ação.

Menção Honrosa: Educação pelo Esporte, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ RS (Unisinos)
O projeto envolve diversas modalidades do esporte e oferece palestras e cursos a famílias de 420 crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos de São Leopoldo (Rio Grande do Sul). Anualmente, cerca de 2.000 pessoas de todas as idades participam dos eventos e cursos.