Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Cursos gratuitos para aprender a usar Inteligência Artificial

Dominar essa tecnologia, cada vez mais presente no mercado de trabalho, pode fazer toda a diferença na sua carreira

Por Julia Di Spagna
Atualizado em 19 set 2023, 17h16 - Publicado em 28 ago 2023, 12h46

Aprendizado de máquina, Python e deep learning. Já ouviu falar nesses termos da área de inteligência artificial? Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente no dia a dia, em assistentes virtuais ou sistemas como o ChatGPT, existe todo um universo técnico ao redor do tema, que nem todo mundo domina.

Com o crescimento da área, explorar melhor o mundo da IA pode ser um diferencial no mercado de trabalho ou mesmo na sua vida pessoal. Saber como as coisas funcionam, entender as implicações éticas da tecnologia, como ela impacta outros setores como saúde, economia e sociedade, além de conhecer questões mais técnicas, permitem um melhor manuseio das ferramentas no cotidiano e tornam as tarefas mais produtivas.

Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE separou sete cursos gratuitos sobre inteligência artificial para você se aprofundar no tema. Confira: 

Machine Learning (Google)

O Google é uma das empresas que mais investe e realiza pesquisas sobre inteligência artificial e, agora, eles oferecem um curso de Machine Learning (aprendizado de máquina) para quem deseja se aprimorar no setor. Em resumo, Machine Learning é uma área da inteligência artificial que explora dados e algoritmos de forma que sistemas consigam realizar tarefas e melhorar o desempenho de forma autônoma. 

Ao todo, são 15 horas de curso, mais de 30 exercícios, palestras de pesquisadores do Google, estudos de casos reais e visualizações interativas. Além disso, o estudante irá aprender as diferenças entre Machine Learning e programação tradicional, como representar dados para que um programa possa aprender com eles e como determinar se um modelo é eficaz.

Continua após a publicidade

Acesse o link de inscrição aqui.

+ Como detectar redações e trabalhos feitos com IA?

Trilha de inteligência artificial (Universidade de São Paulo – USP)

A Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou em seu canal uma trilha de vídeos no YouTube com nove aulas sobre inteligência artificial. O curso é ministrado pelo professor Alexandre Chiavegatto Filho, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Entre alguns dos temas abordados nas aulas estão:

Continua após a publicidade
  • Aplicações de inteligência artificial e machine learning em saúde;
  • Inteligência artificial e machine learning com foco em predição;
  • Introdução ao R e Python com foco em machine learning;
  • Modelos de machine learning; pré-processamento de variáveis preditoras;
  • Algoritmos de machine learning: redes neurais e deep learning;
  • Consequências do uso de machine learning na economia e sociedade.

Acesse o link da trilha aqui.

+ Duelo: colocamos um professor e o ChatGPT para avaliar uma redação do Enem

Introdução à Inteligência Artificial no Azure (Microsoft)

“A Inteligência Artificial será tão fundamental quanto a criação do microprocessador, do computador pessoal, da internet e do telefone celular”. Essa frase foi é do fundador da Microsoft, Bill Gates, em um texto intitulado “A era de IA começou”, publicado em seu blog pessoal em março de 2023. 

A empresa faz grandes investimentos na área e é considerada referência no setor. Por isso, estudar com materiais oferecidos pela Microsoft pode ser uma ótima maneira de mergulhar no assunto. 

Continua após a publicidade

Nesse curso introdutório, são apresentadas noções básicas de Machine Learning, detecção de anomalias e pesquisa visual computacional, além dos desafios e riscos da IA.

Acesse o link de inscrição aqui.

Machine Learning (Stanford)

Imagine poder se aprofundar na área com um curso gratuito oferecido por uma das universidades mais renomadas do mundo e pertencente à Ivy League?

A Universidade Stanford disponibilizou o curso “Machine Learning”, com cerca de 15 horas de duração, testes para colocar os conhecimentos em prática e a participação de Andrew Ng, cientista da computação que é considerado uma das maiores referências em inteligência artificial no mundo. As aulas são ministradas em inglês, mas eles oferecem legenda em português.

Continua após a publicidade

Acesse o link de inscrição aqui.

Inteligência Artificial e Computacional (FIAP)

O curso oferecido pela FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista), aborda desde conceitos básicos da inteligência artificial até sistemas especialistas e aprendizado de máquina. São 80 horas de aula e um dos focos é ensinar os estudantes a desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano.

Acesse o link de inscrição aqui.

+ ChatGPT faz prova do Enem e tem resultado melhor que 79% dos candidatos

Inteligência Artificial – Primeiros passos (IBM)

Caso você queira saber um pouco mais sobre o tema de forma mais rápida, essa é a opção para você. A IBM oferece esse curso de apenas 1h35 para quem procura uma introdução ao assunto e sua aplicação de maneira prática. 

Assim, as aulas abordam desde atividades que mostram os elementos fundamentais da tecnologia até as implicações éticas do desenvolvimento para IA.

Acesse o link de inscrição aqui.

Inteligência Artificial aplicada à comunicação (IDP)

Com seis horas de duração, esse curso do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) foca nos princípios de inteligência artificial aplicados na área de comunicação. A ideia é apresentar os métodos, os meios e exemplos para a classificação de conteúdos digitais em notícias. Além disso, é realizada a análise de conteúdos não estruturados e o impacto disso em discussões de temas políticos e sociais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O curso também explora conceitos de Machine Learning, exemplos práticos em plataformas na nuvem e casos de sucesso.

Acesse o link de inscrição aqui.

Publicidade
Cursos gratuitos para aprender a usar Inteligência Artificial
Estudo
Cursos gratuitos para aprender a usar Inteligência Artificial
Dominar essa tecnologia, cada vez mais presente no mercado de trabalho, pode fazer toda a diferença na sua carreira

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.