Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Dez livros para baixar gratuitamente na internet

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h45 - Publicado em 13 dez 2011, 18h51

E chegaram as férias! Você ainda está estudando para alguma segunda fase de vestibular? Ou já está totalmente à vontade, fazendo os planos para estudar e passar na faculdade ano que vem? Nos dois casos, já é hora de pegar mais leve nos estudos e aproveitar o verão de dezembro e janeiro para relaxar.

Nada como um bom livro para nos distrair e ajudar a esfriar a cabeça. E mais: você nem precisa gastar dinheiro na livraria ou ir até uma biblioteca. No site Domínio Público você encontra livros bacanas disponíveis para baixar gratuitamente.

A seguir, listamos 10 clássicos da literatura mundial e brasileira que você pode baixar em minutos e começar a ler ainda hoje. Confira!

A Divina Comédia, de Dante Alighieri

O escritor italiano escreveu o livro entre 1304 e 1321, sempre em versos no dialeto toscano, que viria a ser a base da língua italiana moderna. A Divina Comédia conta a história de Dante ao Inferno, Purgatório e Paraíso, guiado pelo poeta Virgílio.

Link para baixar

O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa)

O Guardador de Rebanhos é um livro que reúne os poemas de Alberto Caeiro, uma das “faces” do poeta português Fernando Pessoa. Caeiro é um homem simples, ligado à natureza, que se vale apenas da experiência sensória para sua “filosofia”. É deste livro os famosos versos: “Sou um guardador de rebanhos. / O rebanho é os meus pensamentos / E os meus pensamentos são todos sensações”.

Link para baixar

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

O livro mais famoso do escritor realista é narrado em primeira pessoa por um “defunto-autor”, isto é, um homem que já morreu e decide escrever sua autobiografia. Logo nas primeiras páginas, na dedicatória, lemos: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas memórias póstumas”.

Link para baixar

O Ateneu, de Raul Pompéia

O romance é considerado o único exemplar de romance impressionista da literatura brasileira. O livro conta a história de Sérgio, um menino enviado a um colégio interno no Rio de Janeiro, comandado por Aristarco um diretor de regras rígidas.

Link para baixar

Continua após a publicidade

O Primo Basílio, de Eça de Queirós

O romance do escritor português conta a história de Luísa, jovem sonhadora e ociosa da sociedade de Lisboa, que acaba envolvida por Basílio, seu primo, com quem se reencontra, após anos de distância. A história de traição será marcada pelo medo de Luísa de ser descoberta por Jorge, seu marido.

Link para baixar

Senhora, de José de Alencar

Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira, apaixona-se por Fernando Seixas, a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade se casar com uma moça rica. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã, recebe uma grande herança do avô e ascende na escala social. Ainda ressentida com o antigo namorado, resolve vingar-se dele.

Link para baixar

Hamlet, de William Shakespeare

Hamlet, uma das peças mais famosas do poeta e dramaturgo inglês, conta a história de Príncipe Hamlet, que tenta vingar a morte de seu pai, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet.

Link para baixar

A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, de Júlio Verne

O inglês Phileas Fogg leva uma vida regrada e solitária, mas tem muito dinheiro. Acompanhado de seu fiel empregado, decide, após um desafio com seus amigos, viajar o mundo todo em apenas 80 dias.

Link para baixar

Édipo Rei, de Sófocles

A peça do dramaturgo grego Sófocles foi escrita por volta de 427 a.C. A tragédia conta a história de Édipo, que mata o pai e se torna amante da mãe. O mito de Édipo se tornou um dos pilares da teoria psicanalítica de Sigmund Freud, que fala do “Completo de Édipo” no relacionamento entre filhos e pais.

Link para baixar

Fausto, de Goethe

Fausto é o popular personagem criado pelo escritor alemão Goethe. No livro, Fausto vende a alma ao diabo em troca de saber e prestígio sobrenaturais.

Link para baixar

Continua após a publicidade
Publicidade