Dia da Mata Atlântica: 5 fatos sobre o bioma
Mais da metade da população brasileira vive em regiões que eram ocupadas pela fauna e flora dessa floresta tropical
Em 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data é uma homenagem à “Carta de São Vicente”, escrita em 1560 por Padre Anchieta. No texto, ele descreve as belezas da biodiversidade das florestas tropicais encontradas no Brasil.
Muita coisa mudou desde então, o bioma perdeu espaço para casas, prédios e diversas atividades exploratórias, como a agropecuária. Segundo dados do IBGE, estima-se que 72% dos brasileiros vivem em territórios da Mata Atlântica. Apesar disso, as áreas da floresta que ainda restam são cheias de riquezas.
Confira 5 fatos sobre este bioma:
1. Em tamanho, perde apenas para a Floresta Amazônia
No início do século 16, quando os portugueses chegaram ao território que anos depois se tornaria o Brasil, encontraram uma floresta enorme, com diferentes tipos de plantas e animais: a Mata Atlântica. Na época, ela ocupava uma área equivalente a 1.315.460 Km². Porém, por conta do forte desmatamento, hoje restam apenas 7% da cobertura original, que estão espalhados em 17 estados. Isso a torna a segunda maior mata brasileira, perdendo apenas para a Floresta Amazônica.
2. Pau-brasil: exploração histórica
O pau-brasil, árvore nativa da Mata Atlântica, foi o primeiro recurso transformado em atividade econômica pelos portugueses durante a colonização do território brasileiro, no século 16. A árvore se tornou um produto fortemente comercializado na Europa devido à qualidade da madeira, que era utilizada na construção de móveis e objetos. Porém, a resina vermelha encontrada no pau-brasil, que servia como corante para tingir tecidos, transformou-se no principal motivo da intensa exploração, que quase causou a extinção da espécie.
3. Fauna em risco
A Mata Atlântica abriga mais de duas mil espécies de animais. Porém, por conta do desmatamento e outras atividades exploratórias é considerado o bioma com o maior número de bichos ameaçadas de extinção. Entre eles estão a anta, o muriqui-do-sul, o cachorro-vinagre, a onça-pintada e o mico-leão-dourado.
4. Flora rica em biodiversidade
Segundo o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), são encontrados mais de 20 mil espécies vegetais na floresta, o que a torna uma das mais ricas em biodiversidade no planeta. Para efeito de comparação, em toda a América do Norte são encontradas aproximadamente 17 mil espécies e na Europa apenas 12 mil. Entre os principais exemplos vegetais estão: Pau-Brasil, Cedro, canela, ipê, jacarandá , jatobá e jequitibá.
5. Água para 110 milhões de brasileiros
Dentro do bioma é possível encontrar nove das 12 bacias hidrográficas brasileiras. As regiões da Mata Atlântica têm alto índice pluviométrico por conta das chuvas de encosta, que alimentam rios e seus afluentes. Essas águas também abastecem mais de 110 milhões de brasileiros. Apesar da aparente abundância de recursos hídricos, há regiões que enfrentam problemas associados à escassez.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.