Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Divirta-se estudando com 4 filmes sobre as Olimpíadas

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h36 - Publicado em 27 jul 2012, 20h16

Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 oficialmente começaram, mas o que muita gente esquece é que o esporte pode simbolizar coisas muito maiores do que apenas um campo e competidores. O esporte faz parte da História e eventos esportivos refletem muito sobre o contexto histórico no qual estão inseridos.

Leia também: Aprenda história lendo sobre futebol

As próprias Olimpíadas já têm uma grande carga histórica embutida. Desde sua origem, na Grécia antiga, até os Jogos durante o governo de Hitler na Alemanha (ou o simples fato de eles terem sido cancelados durante as duas guerras) e ainda hoje, há muita política para ser estudada junto com a história das Olimpíadas.

Quer aprender mais sobre os Jogos Olímpicos? Confira 4 filmes sobre as Olimpíadas:

Munique, 1972: Um Dia em Setembro (1999): O documentário conta a história de um grupo terrorista palestino, o Setembro Negro, que sequestrou atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique, em 1972.

Munique (2005): O filme funciona como uma continuação baseada em fatos reais do documentário Munique, 1972: Um Dia em Setembro. O longa mostra a reação do governo israelense aos atentados.

Carruagens de Fogo (1981): O filme é tão famoso que recebeu destaque na abertura das Olimpíadas de Londres (com a participação especial do Mr. Bean, claro). O longa, que ficou conhecido por sua trilha sonora, segue a história de dois corredores que vão competir nas Olimpíadas de 1924, um cristão e um judeu.

Olympia (1938): Um filme polêmico (há rumores de que o diretor tinha laços com o nazismo), retrata mais especificamente as Olimpíadas de 1936. Um dos destaques do filme é o atleta Jesse Owens, o negro norte-americano que desafiou a ideologia nazista com seus excelentes resultados nos Jogos.

Continua após a publicidade
Publicidade