logo-ge

Encceja Nacional será aplicado neste domingo (5)

Prova fornece certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio

Neste domingo (5), em 592 municípios de todo o país, acontece a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018.

O exame é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Para obter o primeiro é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame; para o segundo é preciso ter no mínimo 18 anos.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação, as inscrições deste ano bateram recorde: 1.695.607 pessoas devem fazer a prova. Do total, 356.326 pretendem obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio.

Baixe materiais de estudo gratuitos para o Encceja.

Dicas

O exame será aplicado nos turnos matutino e vespertino, e é fundamental que todos os inscritos consultem seu Cartão de Confirmação para conferir o horário e local onde farão a sua prova. O Cartão pode ser acessado pela Página do Participante; bastar informar o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.

No dia da prova, é preciso apresentar um documento com foto válido e em bom estado – de preferência o mesmo utilizado no ato da inscrição. O Inep aconselha levar também o Cartão de Confirmação, embora não seja obrigatório.

Horários da prova do Encceja Nacional 2018

Turno matutino
Abertura dos portões 8h
Fechamento dos portões 8h45
Início das provas 9h
Término das provas 13h
Turno vespertino
Abertura dos portões 14h30
Fechamento dos portões 15h15
Início das provas 15h30
Término das provas 20h30

Obs.: os estudantes devem ficar atentos, já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

As provas

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.

Para o ensino fundamental, cada prova aborda as seguintes áreas do conhecimento:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio, as áreas são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também deverão fazer uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

Aplicações

O Encceja terá quatro aplicações, cada uma com editais e cronogramas distintos: Encceja Nacional para residentes no Brasil; Encceja Nacional PPL (para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas); Encceja Exterior, para brasileiros residentes no exterior; e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O certificado

Embora seja organizado, aplicado e corrigido pelo Inep, a emissão do certificado e declaração de proficiência no exame é de responsabilidade das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação parceiros.

Durante a inscrição, cada candidato precisou escolher em qual Instituição Certificadora pretende solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados – que acontecerá em novembro.