Entenda o uso da crase e as principais regras
Será que tem crase antes do nome de países? E quando vou escrever as horas? Entenda de uma vez por todas as regras!
Calma, pessoal! Não é preciso ser mutante para aprender a usar a crase corretamente. Esse fenômeno, que parece complicado para muita gente, nada mais é que a junção da preposição “a” com o artigo feminino “a“. Mas se você ainda acredita que para entender essa regra é preciso ter habilidades especiais, reunimos alguns macetes que podem te ajudar!
Crase só antes de palavras femininas
Como já dissemos, para formar a crase é preciso da preposição “a” e do artigo feminino “a”. Por isso, ela nunca aparece antes de palavras masculinas, como “cavalo”.
Teste do “ao”
Para facilitar sua vida, segue um macete: quando a dúvida surgir, substitua a palavra em questão por uma palavra masculina. Se o “a” virar “ao”, há crase. Veja um exemplo:
- Isso diz respeito à parte da Bíblia…
Neste caso, basta substituir “parte” por uma palavra masculina. Se surgir o “ao”, está comprovado que a crase é necessária. Olha só:
- Isso diz respeito ao trecho da Bíblia…
Mistério resolvido!
+ Preposição e crase: 5 músicas para estudar
Crase antes de nomes de países ou cidades
Em alguns casos, é preciso usar crases antes de nomes de países ou cidades. Em outros não. Mas como saber? Basta verificar se o nome em questão aceita o uso de artigo.
Por exemplo: O Brasil, a Bélgica, a França e a Itália recebem artigos. Já Portugal, Israel e Moçambique não. Os países e cidades que não recebem artigos e aqueles que recebem artigos masculinos jamais serão precedidos de crase. É o caso de Paris, que não aceita artigo. O correto seria “ao chegar a Paris”. Já se o nome usado fosse França, que admite substantivo feminino na frente, aí sim a crase estaria correta.
Uma macete para facilitar essa regra é colocar o verbo “voltar” antes do nome. Se você disser “volto de”, o país não pede crase. Se disser “volto da”, a crase existe.
Mas atenção para as exceções: quando o nome do país ou cidade vem acompanhado de uma especificação, como “a Paris dos trópicos” ou “a Recife dos meus sonhos”, passa a pedir artigo. O correto, então, seria dizer “vou à Paris dos trópicos”.
Sem crase antes de numeral
Não há crase antes de numerais cardinais. Sem mais, nem menos.
Crase antes de horas
No entanto, se o numeral indicar horas, sempre use crase. O correto é dizer “saí às 13h15”, “vou para a escola às 3 horas” e por aí vai.
+ A crase e as horas: em quais casos ela aparece? E quando não aparece?
Locuções prepositivas, adverbiais e conjuntivas
Sempre há crase antes de locuções prepositivas, adverbiais e conjuntivas. Além de “às vezes”, outros exemplos são:
- à toa
- à direita
- à esquerda.
Não há crase antes de verbo
Verbos não pedem artigo, logo não pedem crase!
Palavras no plural
Quando a palavra está no plural e o “a” no singular, isso indica que é apenas uma preposição, sem artigo. Logo, não há crase antes de palavras no singular. Mas atenção: se o “a” do artigo for no plural (as), a crase é necessária!
Palavras repetidas
Quando a expressão é formada por duas palavras repetidas, como corpo a corpo e dia a dia, também não há crase.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.