logo-ge

Especial de férias: lista de filmes para ajudar você em História

O Guia do Estudante preparou um Especial de Férias para você estudar de um jeito mais leve e divertido

original

Continuando nossa série especial com indicações de filmes para você não deixar os estudos de lado durante as férias, trazemos a lista elaborada pela professora de História do Cursinho do XI, Kaili Takamori:

Desmundo (2003, Alain Fresnot): “É baseado no livro homônimo de Ana Miranda e nos apresenta a situação colonial nos primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil. No filme, há um destaque para a ação dos cristãos-novos nesse cenário e a posição da mulher em uma sociedade patriarcal.”

Xingu (2012, Cao Hamburger): “O filme conta a trajetória dos irmãos Vilas Bôas (Orlando, Leonardo e Cláudio) que participaram de forma decisiva na expedição Roncador-Xingu – que teve início ainda durante o governo Vargas. Os irmãos também foram figuras fundamentais na criação do parque nacional do Xingu. No filme podemos observar a relação e os primeiros contatos com tribos nativas ainda isoladas”.

O que é isso, companheiro? (1997, Bruno Barreto): “Inspirado no livro de Fernando Gabeira o filme retrata os momentos que giram em torno do sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick, em 1969. O contexto abordado são os movimentos de resistência ao governo militar, em especial após a AI-5 (1968) com o endurecimento do regime”.

1964: um golpe contra o Brasil (2013, Alípio Freire): “Neste documentário o cineasta e jornalista Alípio Freire colhe uma série de depoimentos de sujeitos que viveram os momentos que antecederam o golpe de 1964. Especialistas e testemunhas fazem um balanço sobre o que foi o golpe e o seu contexto no governo do presidente Jango. (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LZZ4ORFqC0k, canal oficial da TVT).”

Adeus Lenin (2002, Wolfgang Becker): “As mudanças vividas em Berlim, em especial a oriental, podem ser vividas a partir deste filme. Se maneira cômica e trágica os filhos tentam omitir da mãe o fato de que a Alemanha foi unificada, pois a senhora de saúde debilitada é uma das entusiastas do comunismo e os filhos creem que essa transição pode ser fatal para a saúde da mãe. A entrada do capitalismo e as mudanças na Alemanha oriental são o foco central deste filme.

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975, Terry Jones, Terry Gilliam): “Aqui temos uma sátira da Idade Média e isso é o que torna este filme ilustrativo do ponto de vista histórico. Indo na linha contrária dos diversos filmes que retratam o período, o grupo inglês Monty Python satiriza reis, cavaleiros e até a caça às bruxas”.

Outros filmes:

“Danton, o processo da Revolução” (1983) – Tema: Pós-Revolução Francesa

“Olga” (2004) – Tema:  Era Vargas

“A Lista de Schindler” (1993) –Tema: Holocausto

“Lamarca” (1994) – Tema: Ditadura Militar no Brasil

“Missing  – Desaparecido” (1992)  – Tema: Ditadura Militar no Chile

“Missippi em Chamas” (1988) – Tema: Racismo no Estado Unidos na década de 1960

Guerra dos Pelados (1970) – Tema: Guerra do Contestado

“Sonhos Tropicais” (2001) – Tema: Revolta da Vacina

O Nome da Rosa (1986) – Tema: Idade Média

Inside Job (2010)  – Tema: Crise financeira global de 2007-2012

Ao Sul da Fronteira (2009) – Tema: Governos de esquerda na América Latina