Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Existe idade mínima para ser papa? Conheça o história do papa mais jovem que já assumiu

Entenda o caminho que precisa ser percorrido dentro da Igreja Católica para se tornar papa nos dias de hoje

Por Ludimila Ferreira
22 abr 2025, 19h42
idade minima papa
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Com a morte do papa Francisco, cardeais de todo o mundo devem se reunir nos próximos dias para o Conclave, reunião secreta que elege o líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana. Entre as especulações sobre os mais cotados, muitos fiéis (e curiosos) estão se perguntando: existe idade mínima para ser papa? O próximo pontífice também será um homem idoso?

Abaixo, o GUIA DO ESTUDANTE te conta algumas regras para ocupar cargos na Igreja Católica, incluindo as de idade. Além disso, conheça também a história do papa mais jovem a governar a instituição até hoje.

+ Quais são as únicas 5 cidades-Estado do mundo? Vaticano é uma delas

Qual a idade mínima para ser papa?

De acordo com Padre Boris Nef Ulloa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), apenas cardeais com menos de 80 anos de idade podem votar para eleger um novo papa – logo, há uma idade máxima bem definida para ocupar o cargo de líder da Santa Sé, 79 anos.

Mas e a idade mínima? Embora não haja uma regra tão fixa, para alguém atingir o título de cardeal e, portanto, ser candidato a papa, é precisa ter atuado antes na igreja como diácono, padre e, por fim, bispo ou arcebispo. 

De acordo com artigo nº378 do Código de Direito Canônico do Vaticano, que destaca os requerimentos para desempenhar o ofício de bispo, entre as normas está “ter ao menos 35 anos de idade” e “ter sido ordenado presbítero [padre] pelo menos há cinco anos”.

Continua após a publicidade

Ou seja, levando em conta o tempo de estudos para se tornar padre (cerca de 8 anos) e a idade mínima para atuar como bispo, o interessado em se tornar papa teria que ter, no mínimo, 35 anos de idade. Além, é claro, de ter sido nomeado cardeal pelo próprio papa.

Na prática, no entanto, a média de idade dos candidatos deste conclave é bastante superior ao mínimo necessário. Entre os favoritos, o mais jovem tem 60 anos e o mais velho, 78.

+ Quanto tempo papa Francisco ficou à frente da Igreja – e os maiores papados da História

Continua após a publicidade

+ 6 livros filosóficos para pensar sobre o mundo

Quem foi o papa mais jovem?

O homem mais jovem a receber o título de papa na Igreja Católica foi Teofilato de Tusculana aos, aproximadamente, 12 anos de idade. A idade exata em que ele assumiu o papado é incerta devido a falta de registros do seu ano de nascimento.

Seu título como papa foi Bento IX e ele ocupou o cargo máximo da Santa Sé três vezes. Sua popularidade tem explicação – e não é nem um pouco religiosa. Ele era um nobre, filho do Conde de Tusculana, e só se tornou papa após seu pai pagar aos romanos.

É de se imaginar que o papado de uma criança não tenha feito muito sucesso. Durante seu primeiro “mandato”, que ocorreu entre 1032 a 1044, bispos romanos o expulsaram da Itália, o retirando do comando da Igreja Católica. O pontífice foi deposto e substituído por Sylvester III.

Continua após a publicidade

O Imperador Conrado II foi o responsável pela segunda titularidade de Bento IX, que aconteceu em 1045, após um acordo com o alto clero da Igreja. Ele foi o primeiro papa a voltar ao trono. Seu segundo papado, porém, durou apenas dois meses, porque ele queria se casar, então vendeu seu posto para seu padrinho que assumiu o cargo como Gregório VI.

Foi a única vez até hoje que um papa renunciou sua posição por dinheiro. Bento IX retorna ao trono uma terceira vez, entre 1047 a 1048, após a renúncia de Gregório VI, que foi acusado de simonia (ou seja, a compra ou venda de serviços espirituais).

Como é possível perceber, antes da criação do conclave o comando da Igreja Católica era um tanto arbitrário, sendo assumido por pessoas da nobreza romana. De acordo com Thales Reis, especialista nas Escrituras Sagradas do Cristianismo pela Universidade de Harvard, o papel do papa no início era muito menos religioso e muito mais político.

“Não era visto como um cargo religioso envolto de simbolismo como é hoje, mas como uma fonte de poder. Era o cargo mais importante do mundo”, explica em entrevista à CNN.

Continua após a publicidade

+ Teólogo explica expansão das religiões evangélicas no Brasil

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Existe idade mínima para ser papa? Conheça o história do papa mais jovem que já assumiu
Estudo
Existe idade mínima para ser papa? Conheça o história do papa mais jovem que já assumiu
Entenda o caminho que precisa ser percorrido dentro da Igreja Católica para se tornar papa nos dias de hoje

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.