logo-ge

Filmes e série narram eventos da Guerra do Vietnã

<i>Platoon</i>, <i>Apocalypse Now</i> e <i>M*A*S*H</i> ajudam a conhecer melhor o conflito

Principal confronto armado da Guerra Fria (1945 – 1991), a Guerra do Vietnã (1959 – 1975) opôs República do Vietnã e Estados Unidos (apoiados por Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia) à República Democrática do Vietnã e à Frente Nacional para a Libertação do Vietnã (apoiados por China, Coreia do Norte e União Soviética). Mas, mais que uma grande derrota do exército norte-americano (que entrou no conflito em 1965 e saiu em 1973), a Guerra moldou toda uma geração e contribuiu diretamente para a eclosão do movimento hippie.

SAIBA MAIS: Como os Estados Unidos perderam a Guerra do Vietnã? (MUNDO ESTRANHO)

Essas e outras informações sobre a guerra você pode fixar assistindo a dois filmes e a uma série recomendados pelo GUIA DO ESTUDANTE. Platoon, longa-metragem de 1986, mostra a mudança na vida de um jovem norte-americano recrutado para lutar no Vietnã. Apocalypse Now, dirigido por Francis Ford Coppola e lançado em 1979, retrata a jornada de um experiente soldado dos EUA enviado ao Vietnã para matar um desertor do exército. Por fim, a série M*A*S*H (exibida nos EUA entre 1972 e 1983) critica o conflito do Vietnã relatando o cotidiano de um grupo médico destacado para atuar em uma guerra anterior, a da Coreia (1950 – 1953).

PLATOON (EUA, 1986)
Retrato realista da Guerra do Vietnã, narra a história do jovem Chris, que desiste da faculdade para seguir os passos do avô e do pai, lutando por seu país. No campo de batalha, Chris perde o pensamento inocente e experimenta toda a crueldade da guerra. Uma curiosidade é que o diretor do filme, Oliver Stone, participou do conflito como soldado de infantaria.

SAIBA MAIS: 1960 a 1968 – A escalada da Guerra do Vietnã (AVENTURAS NA HISTÓRIA)

APOCALYPSE NOW (EUA, 1979)
Veterano militar de operações especiais, o capitão Benjamin L. Willard (interpretado por Martin Sheen) passa por um momento difícil de sua vida, bebendo excessivamente, quando oficiais da inteligência, entre os quais o coronel Lucas (Harisson Ford), atribuem-lhe uma missão: procurar o coronel Walter E. Kurtz (Marlon Brando), ex-soldado exemplar que desertou do exército norte-americano e fugiu para a selva do Camboja. Com outros soldados, Willard presencia os horrores da Guerra do Vietnã enquanto segue pelo fictício rio Nung para cumprir sua tarefa. O filme é um clássico e foi eleito pela revista GRANDES GUERRA o melhor longa de guerra de todos os tempos.

SAIBA MAIS: 1969 a 1975 – Saída à francesa (AVENTURAS NA HISTÓRIA)

M*A*S*H (EUA, 1972)
Mostra uma equipe médica do exército norte-americano em um hospital militar na Coreia do Sul. Várias histórias das primeiras temporadas são baseadas no depoimento de médicos que realmente serviram na guerra, mas o seriado mescla esse drama com humor negro e consegue alternar seriedade com descontração. Recordista de audiência da TV norte-americana, a série começou a ser exibida em 1972 – quando a campanha dos EUA no Vietnã chegava ao fim. Mesmo mostrando a Guerra da Coreia, os episódios criticaram do conflito vietnamita, aproveitando-se do momento marcado pela insatisfação das pessoas com a Guerra.

– Confira outras dicas de estudo para o vestibular