“Socorro, Guia. Quais são as áreas de atuação do Designer Gráfico?”
O designer trabalha para evitar imagens como a que ilustra este texto - e para criar layouts, logotipos, anúncios, livros e muito mais
A pergunta desta semana foi enviada pela Natália, via Instagram. Quem responde é Letícia Arruda Neves, Designer da FourC Learning.
Se você também quiser ter a sua dúvida respondida, mande DM nas nossas redes sociais ou uma mensagem para guiadoestudante@abril.com.br
“Guia, estou um pouco em dúvida sobre as áreas de atuação de Design Gráfico, vocês podem me ajudar?”
O design gráfico é uma boa escolha para aqueles que possuem habilidades artísticas, são criativos e gostam de comunicação visual. É um curso que trabalha na área de criação, desenvolvimento e produção de peças gráficas e visuais. Isso inclui, entre outros, logotipos, materiais publicitários, embalagens, sites, aplicativos, infográficos e muito mais.
Para entender melhor como um designer trabalha, vou contar um pouco sobre a minha rotina. Eu realizo toda a produção visual da minha empresa: e-books, infográficos, logos e identidade visual de campanhas. Então, assim que recebo os pedidos de produção dos materiais, começo analisando as informações que tenho para criar essa arte: qual o tamanho, a mensagem, quem é o público alvo, e por aí vai. Depois, escolho o software que melhor se encaixa para criar o layout em questão. Após finalizar a produção da peça, retornamos para a pessoa que solicitou o material, aprovamos arte, revisamos texto e entregamos o material.
+ Conheça os 8 tipos de cursos de design que existem
Se você quer saber se é uma profissão para você, conheça algumas características que são exigidas pelo mercado de trabalho:
– Domínio das ferramentas tecnológicas necessárias
– Atenção a detalhes
– Bom senso estético
– Organização
– Capacidade de direcionar e gerenciar projetos
– Domínio da língua portuguesa
– Trabalho em equipe
Hoje, há muitos designers gráficos atuando em em mídias digitais, criando conteúdo para redes sociais, aplicativos, jogos, vídeos, entre outros. Praticamente tudo que você vê online passou pelas mãos de um designer. Para ser um bom profissional é essencial também se manter atento às últimas tendências e ver o que a concorrência está fazendo, tanto no mercado impresso como no digital. Para isso, utilizo algumas ferramentas que me auxiliam com novas referências, como Pinterest e Instagram, onde consigo buscar ideias para novas criações.
Em termos de mercado de trabalho, a carreira também oferece um vasto leque de oportunidades, com vagas em agências de publicidade, emissoras de TV, gráficas, produtoras de vídeo, editoras, escritórios e estúdios de design. Espero que isso ajude a esclarecer suas dúvidas e facilite sua escolha!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.