Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Histórias em quadrinhos que preparam para o vestibular

GUIA lista graphic novels premiadas para estudar História, Sociologia e Geopolítica

Por Alexandre de Melo Atualizado em 24 mar 2021, 17h01 - Publicado em 24 mar 2021, 16h53

Além de textos didáticos, livros e as aulas convencionais, as histórias em quadrinhos conhecidas como graphic novel têm vasto material para contribuir nos estudos para vestibulandos. Por meio das HQs é possível estudar História do Brasil, Primeira e Segunda Guerra Mundial, cultura do Oriente Médio, política da América Latina e mais.

GUIA lista a seguir 6 sugestões de graphic novels premiadas para ampliar a bagagem cultural e para você experimentar um novo gênero literário, caso ainda não tenha experimentado estudar com a ajuda de HQs.

1 – Persepólis – Marjane Satrapi

Persépolis é um filme francês de animação de 2007, baseado na autobiografia homônima em HQ de Marjane Satrapi
Persépolis é um filme francês de animação de 2007, baseado na autobiografia homônima em HQ de Marjane Satrapi Pinterest/Reprodução

Essa graphic novel que já foi adaptada para o cinema é ideal para conhecer mais do Irã e do Oriente Médio. Nesta autobiografia em quadrinhos, Marjane Satrapi escreve e desenha a sua experiência com a vertente islâmica xiita, que oprimiu os persas no Irã. No livro, Satrapi também mostra o choque cultural e político no Irã nos anos 1980. Ela foi  criada por uma família moderna, mas precisou se adaptar ao conservadorismo e tensão política em seu país.

Disponível aqui

2 – Maus – Art Spiegelman

Maus é um graphic novel do cartunista americano Art Spiegelman, serializado de 1980 a 1991
Maus é um graphic novel do cartunista americano Art Spiegelman, serializado de 1980 a 1991 Pinterest/Divulgação

Art Spiegelman conta por meio de uma fábula a história de vida de seu pai, um judeu que sobreviveu aos campos de concentração. Spiegelman caracteriza as pessoas como animais: judeus são retratados como ratos (maus em alemão),  alemães são mostrados como gatos  e os americanos são cachorros. Maus foi vencedor do Pulitzer, o mais importante prêmio oferecido para trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical.

Disponível aqui

3 – Toda Mafalda – Quino

Mafalda é a Icônica personagem do argentino Quino
Mafalda é a icônica personagem do argentino Quino Pinterest/Divulgação

Mafalda é a sátira da vida de uma criança de Buenos Aires, Argentina, nos anos de 1970. A sua inteligência e pureza são componentes importantes para a crítica ácida sobre os conflitos políticos e sociais na América Latina. Os quadrinhos de Mafalda flertam com a filosofia, política e história. 

Disponível aqui

4 – Uma História de Sarajevo – Joe Sacco

Uma história de Sarajevo, de Joe Sacco
Jornalismo em quadrinhos fala sobre conflitos na capital da Bósnia Pinterest/Divulgação

Em um dos mais aclamados trabalhos de jornalismo em quadrinhos, Joe Sacco apresenta a guerra civil em Sarajevo, capital da Bósnia.  Por meio dessa HQ é possível saber um pouco mais sobre o sofrimento e as relações entre o povo da Bósnia, Sérvia e Croacia.

Continua após a publicidade

Disponível aqui

4 – Gen: Pés Descalços –  Keiji Nakazawa

Uma história de Sarajevo Joe Sacco
Mangá fala do bombardeio a Hiroshima, no final da Segunda Guerra Mundial Pinterest/Divulgação

A série de mangás mostra as consequências do bombardeio nuclear na cidade de Hiroshima, Japão, em 6 de agosto de 1945.  O autor Nakazawa se salvou da explosão, mas perdeu o pai e dois irmãos.  O desenhista revela as suas memórias nesta história em quadrinhos.

Disponível aqui

5 – Era a Guerra das Trincheiras – Tardi

Era a Guerra de trincheiras, de Tardi
HQ mostra a situação desumana dos campos de batalha na Primeira Guerra Mundial Pinterest/Divulgação

A graphic novel é uma homenagem ao avô de Tardi, que lutou na Primeira Guerra Mundial, entre os anos de 1914 e 1918. As páginas desenhadas são fiéis a crueldade que o conflito apresentou e o processo de desumanização que envolve uma guerra.

Disponível aqui

6 – Dom João Carioca – Lilia Moritz S. e Spacca


Nesta graphic novel temos a sátira da vinda da corte portuguesa para o Brasil para fugir da guerra napoleônica, em 1807. O Canal Futura adaptou o quadrinho para uma série animada. No vídeo acima você assiste o primeiro capítulo.

Disponível aqui

 

Você já leu alguma dessas indicações de HQs? Você tem outras sugestões? Comente nas redes sociais do GUIA

Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico. Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

Continua após a publicidade
Publicidade