logo-ge

“Ideias que Colam”: o que é a Cultura de Convergência de Henry Jenkins

Confira o nono episódio da série "Ideias que Colam", do Instituto CPFL, com divulgação exclusiva do GE

Aos 62 anos de idade, o norte-americano Henry Jenkins é considerado um dos pesquisadores da mídia mais influentes da atualidade. Ele é professor de comunicação, jornalismo e artes cinemáticas. Foi chefe do departamento de estudos de mídia do MIT durante mais de uma década.

Em um dos seus principais estudos, ele apontou a mudança na distribuição de conteúdo, depois da internet. Antes, somente com a TV e o rádio, essa distribuição era separada. Agora, com a “Cultura da Convergência”, as várias mídias distribuem o conteúdo da sua maneira, montando a narrativa completa.

Por mais que você não tenha ouvido falar dos termos “Cultura da Convergência” ou “Narrativa Transmídia” antes, você se depara frequentemente com exemplos das teorias de Jenkins. Os filmes da Marvel é um deles: baseados em histórias de quadrinhos, também inspiraram séries e outros produtos.

Quer entender melhor? Confira o nono episódio de “Ideias que Colam”, primeira série em animação da Liquid Media Lab, em parceria com o Instituto CPFL, sobre os grandes pensadores da humanidade. 

Gostou? Confira também os episódios anteriores da série:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.