Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Influencer usa papel alumínio e vira antena de rádio? A física explica

Mari Krüger tomou um susto ao ver o vídeo que havia gravado: uma música tocava sem ela ter adicionado nenhuma trilha. Era o sinal de uma rádio!

Por Luccas Diaz
Atualizado em 15 mar 2024, 19h05 - Publicado em 15 mar 2024, 19h00
Montagem com jovem de um lado e antena de rádio do outro
 (Instagram/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Nas últimas semanas, viralizou o relato de uma influencer que ao gravar um vídeo virou, literalmente, uma antena de rádio. Não, você não leu errado. Durante a gravação de um conteúdo para as redes sociais, a bióloga Mari Krüger interpretava uma personificação do papel alumínio e, por este motivo, vestia o material no peito e na cabeça. A gravação ocorreu sem problemas, mas ao assistir o vídeo posteriormente percebeu algo curioso: uma música da cantora Britney Spears tocava ao fundo – e não foi ela quem colocou a canção.

Coincidentemente, a música combinou até mesmo com o roteiro da influencer. Enquanto o personagem enunciava ser “super tóxico”, Spears cantava ao fundo: you’re toxic, I’m slippin’ under. Bruxaria? Manipulação? Na verdade, nenhum dos dois. Mari se tornou, sem querer, uma aula prática de Física. Ficou curioso? A possível explicação para o fenômeno você acompanha logo abaixo.

+ O que mais cai na prova de Física do Enem?

O rádio e as ondas sonoras

Vamos à solução desse mistério da maneira mais didática possível. Lembra das aulas de átomos? Pois bem, sabemos que o modelo atômico descreve um átomo como um núcleo constituído de partículas chamadas prótons e nêutrons, rodeado de outras partículas, elétrons, que circulam na região chamada eletrosfera. Certo, agora guarde essa informação.

Continua após a publicidade

As antenas funcionam como “orelhas” para ondas de rádio. Elas captam ondas eletromagnéticas do ar, convertendo-as em sinais elétricos que podem ser processados por dispositivos como rádios e celulares. O processo é relativamente “simples”: as ondas eletromagnéticas induzem correntes elétricas na estrutura da antena, que são então processadas para produzir sinais elétricos utilizáveis pelos aparelhos.

O material vestido pela influencer, o papel alumínio, tem uma propriedade parecida – mas em escala menor, claro. Acontece que o alumínio é um metal, e assim como outros têm uma característica conhecida como “estrutura de banda”.

Lembra dos átomos? Vamos falar deles de novo. Na estrutura de banda de um metal, os elétrons da camada mais externa dos átomos – a tal “camada de valência” – podem se mover com facilidade através da estrutura do material. Isso porque eles não estão tão “presos” a átomos individuais, como estão em materiais que não são condutores, como plástico e vidro.

Continua após a publicidade

+ Resumo de Magnetismo: Campo magnético e corrente elétrica

A partir dessa mobilidade, os elétrons livres conseguem responder com facilidade a campos elétricos externos. Está matando a charada?

Quando, então, uma onda eletromagnética (como as de rádio) incide sobre o papel alumínio, ela consegue interagir com os elétricos livres e induzir movimentos oscilatórios. Os movimentos irão gerar correntes elétricas e, de uma hora para o outra, o papel alumínio passa a funcionar como uma antena. Uma antena mixuruquinha, mas ainda assim uma antena.

Continua após a publicidade

O que pode ter ajudado o fenômeno a ocorrer com a influencer é o chapéu que fez na cabeça, em formato e ângulo pontiagudo, tal qual uma antena. Outros fatores como a roupa que estava usando e sua própria localização (próxima ou não de outras antenas) também contribuíram para a “magia” acontecer.

Eduardo Pinto Leite, professor de física do Poliedro Curso, relembra outra caso semelhante que pode ser usado de exemplo: um guindaste em uma construção ‘sintonizando’ uma rádio. “Ocorreu que, pela geometria do guindaste, as ondas eletromagnéticas nele incidentes provocaram vibrações por ressonância. Tais vibrações audíveis correspondiam à rádio (baixo, dava para identificar, mas não era de todo nítido)”, conta Leite.

“Isso pode ter acontecido com a pessoa no vídeo. Porém ela mesma não ouviu. Acredito que a roupa dela induziu corrente no microfone, este não blindado a interferências”, conclui.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Influencer usa papel alumínio e vira antena de rádio? A física explica
Estudo
Influencer usa papel alumínio e vira antena de rádio? A física explica
Mari Krüger tomou um susto ao ver o vídeo que havia gravado: uma música tocava sem ela ter adicionado nenhuma trilha. Era o sinal de uma rádio!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.