logo-ge

Inscrições abertas para curso gratuito na USP

O Projeto Redigir oferece aulas de língua portuguesa, redação e debates para melhorar a comunicação cotidiana

O frio na barriga na hora de escrever uma redação, preencher um relatório para o trabalho, apresentar um trabalho em público ou até mesmo pedir uma informação em lugares desconhecidos. Como tornar esses e outros exercícios de comunicação diária mais simples e eficazes? É a ideia do Projeto Redigir, da USP, que oferece há quase 20 anos um curso de comunicação e cidadania, totalmente gratuito, voltado ao público de fora da universidade. O curso, que está com as inscrições abertas, tem duração de um semestre e as aulas acontecem, semanalmente, na Escola de Comunicações e Artes (ECA), localizada na Cidade Universitária, em São Paulo. Há opções de turmas durante a semana ou aos sábados.

O objetivo é formar ao final do semestre cidadãos mais aptos a utilizar a comunicação como ferramenta de transformação de suas próprias realidades. Ao longo dos meses, são ministradas aulas de gramática, redação, literatura e outras, além de debates sobre os mais diversos temas em pauta no Brasil e no mundo. O projeto é gerido por alunos de variados cursos da USP.

As inscrições serão realizadas nos dias 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de fevereiro. Os interessados devem comparecer à ECA nos horários de funcionamento com a documentação relacionada abaixo e preencher uma ficha de inscrição. Os critérios de seleção são socioeconômicos e para participar é necessário ter concluído o Ensino Fundamental e não ter cursado Ensino Superior em universidades públicas. A idade mínima é de 16 anos e não há idade limite.

MÓDULO II

Quem já participou e concluiu o curso do Projeto Redigir poderá se inscrever novamente este semestre! Será aberta uma turma do Módulo II, continuação do curso mais voltada a debates e à exploração de novos formatos de aprendizado. É necessário que os interessados apresentem a documentação exigida na inscrição, e a seleção também será feita com base em critérios socioeconômicos.

Inscrições acontecem de sexta e sábado

Data: 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de fevereiro
Horários de atendimento: Sexta 9h-14h e 18h-21h; sábado 9h- 14h.
Endereço: Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Bloco 2 – Sala 13
Documentos necessários: cópia de RG, cópia de comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa e cópia de comprovante de escolaridade do último nível cursado (Ensino Fundamental, Médio ou Superior, se houver).

Você pode encontrar mais informações na página do Projeto Redigir no Facebook!