Inscrições de prova para faculdade com bolsa no Japão abrem nesta terça
Não é necessário ter ascendência nipônica nem falar o idioma: para quem não sabe japonês, exame será em inglês
da redação
![]() |
Ricardo Gorgoll foi fazer Engenharia Química no Japão: “bate saudade de casa, mas vale a pena” |
Simuladão do GUIA dá carro e notebooks |
Melhores do Provão terão bolsa para pós |
Prouni vai dar bolsa para ir para Espanha |
Como aproveitar seu intercâmbio |
Abriram nesta terça-feira (1º) as inscrições para a prova de bolsa do ‘Mombukagakusho’, que financia faculdade no Japão para estrangeiros. Os interessados tem até 25 de junho para entregar pessoalmente a documentação listada no site do programa. Também é possível enviar por correio – o prazo para postagem é 15 de junho.
As inscrições são feitas no Consulado Geral do Japão – Av. Paulista, 854, 1º andar, São Paulo. Há atendimento das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
O processo seletivo é uma espécie de vestibular adaptado para os estrangeiros, com questões em inglês. Não é preciso ter ascendência japonesa. Os aprovados terão um ano de aulas de japonês antes do início das aulas.
Não é divulgado número de vagas, nem notas mínimas ou máximas. O que o governo japonês procura são ótimos estudantes (nenhuma nota abaixo de 7 no histórico escolar) estrangeiros para compensar o envelhecimento da população local.
– Seleção de filme, livro e jogos para saber mais sobre o Japão!
Para quem topar – e passar -, a graduação inteira vem de graça. Há vagas em cursos prestigiados como Medicina, Direito, Economia e Engenharia. Os estudantes ganham ainda passagens aéreas de ida e volta e uma bolsa mensal de 125 mil ienes, cerca de R$ 2 500 reais, suficiente para viver no Japão.
“Passei no ITA e na Fuvest, mas resolvi vir para cá”, diz Ricardo Gorgoll em depoimento ao Consulado do Japão em São Paulo. Ele estuda Engenharia Química em Osaka. “Bate saudades de casa, mas vale a pena. Estudo com gente do mundo inteiro, treino inglês e japonês e ainda viajo por aqui”, conta.
REGRAS Para participar, é preciso ser brasileiro e não ter cidadania japonesa. Só será exigido conhecimento de língua japonesa candidatos a cursos de humanas (Direito, Ciência Política, Pedagogia, Sociologia, Literatura, História, Economia e Administração).
A prova acontecerá em 8 de julho, quando há também seleção para cursos tecnológicos e profissionalizantes. Os exames variam conforme as carreiras pretendidas:
– Humanas: inglês, japonês e matemática;
– Exatas (Matemática, Física, Química e Engenharias): inglês, matemática, química, física e japonês (opcional);
– Biológicas (Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Biologia, Veterinária, Agricultura, Pecuária, Alimentação e Pesca): inglês, japonês, matemática, química e biologia.
VEJA TAMBÉM– Notícias de vestibular– Notícias de Enem