da redação
O Prouni, programa que dá bolsas em universidades particulares para estudante de escola pública, receberá inscrições entre 15 e 19 de junho. O benefício valerá para os cursos que abrem turma no segundo semestre de 2010. A lista de faculdades conveniadas ainda não foi divulgada.
Para participar, será necessário ter feito o Enem no ano passado. Os critérios de renda ainda não foram definidos. No ano passado, as bolsas integrais eram reservadas a estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50) por pessoa. As bolsas parciais eram concedidas a candidatos com renda de até três salários mínimos (R$ 1.395) per capita.
– Inscrições do Enem 2010: a partir de 21 de junho
– Fies dá empréstimo para pagar faculdade só depois da formatura
Os estudantes poderão escolher até três cursos, não necessariamente na mesma faculdade. A primeira chamada será divulgada no dia 21, com matrículas de 22 de junho a 2 de julho. Poderá haver até cinco chamadas, caso haja bolsas sobrando.
O número de bolsas ainda não está fechado, mas a estimativa é de que sejam cerca de 60 mil obrigatórias, disse Maria Paula Dallari Bucci, secretária de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação). As universidades conveniadas com o MEC recebem desconto em impostos e, em troca, são obrigadas a oferecer um número mínimo de bolsas.
O programa realiza dois processos seletivos por ano: um para os candidatos às bolsas com ingresso no primeiro semestre, e outro para candidatos com ingresso no segundo semestre. Desde o início do programa, em 2005, mais de 690 mil estudantes já ingressaram no ensino superior com as bolsas.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular