logo-ge

Inscrições para o Encceja 2019 se encerram nesta sexta (31)

O exame é voltado a jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino básico na idade adequada. A inscrição é gratuita e online

Hoje (31) é o último dia de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. O exame, que será aplicado em 611 cidades do Brasil no dia 25 de agosto (pela manhã e pela tarde), é voltado para jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino básico na idade apropriada. O exame será composto por quatro provas e uma redação.

Para solicitar a certificação do Ensino Fundamental o candidato deve ter, no mínimo, 15 anos. Já para o Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 18 anos. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do exame.

Como se preparar

O próprio Inep fornece, em seu site, um compilado de matérias de estudos para o Encceja. Para quem vai solicitar o certificado do Ensino Fundamental, é possível baixar apostilas de Matemática, Ciências, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física.

Já para o Ensino Médio, as apostilas têm uma divisão parecida com a do Enem: Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Além disso, é possível estudar por meio das provas de edições anteriores do exame, também disponibilizadas pelo Inep.

Novidades

A principal novidade em relação às edições anteriores é que este ano o Encceja está mais acessível para candidatos com deficiência auditiva: pela primeira vez, a prova terá uma versão em libras.

Além disso, assim como no processo de pedido de isenção do Enem, quem se inscreveu no Encceja 2019 e não compareceu à prova precisa justificar a ausência para poder se inscrever novamente.

Por fim, para quem não atingiu a porcentagem mínima em todas as disciplinas para receber o certificado, o Encceja fornecerá declarações de proficiência ao menos nas áreas em que o candidato atingiu a pontuação. Assim, ele estará liberado das questões dessas matérias nas próximas edições do exame.