Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Memes têm as melhores explicações sobre as eleições nos EUA

Delegados, cédula de papel, voto pelo correio, nem sempre a maioria vence. Tire sua dúvida

Por Alexandre de Melo Atualizado em 10 nov 2020, 17h45 - Publicado em 5 nov 2020, 16h58

Ok, estudante! Vamos combinar que a eleição nos Estados Unidos é complexa. No GUIA, nós já mostramos 4 passos para entender as eleições americanas. Mesmo assim, desta vez, vamos explicar com a ajuda valiosa dos memes. Agora vai!

Funciona assim: o eleitor norte-americano vota no seu candidato, mas na verdade os votos são encaminhados para os chamados delegados do Colégio Eleitoral do estado no qual ele vota. É uma eleição indireta.

Os delegados compõe o Colégio Eleitoral nacional, formado por 538 representantes. Estes delegados, por sua vez, irão representar os eleitores do estado. O candidato precisa de 270 delegados (maioria mínima) para se decretado como vencedor.

Isso significa que nem sempre o candidato que recebe mais votos da população é eleito. Esse é o ponto que o brasileiro costuma estranhar.

 

Além disso, o voto não é obrigatório e pode ser feito via correio.

Twitter/Reprodução

Já na eleição para presidente do Brasil, vence o candidato que tem mais de 50% dos votos válidos.

Twitter/Reprodução

Por aqui, votamos em uma urna eletrônica e o resultado sai em algumas horas.

Twitter/Reprodução

 

Por que será que eles não usam a tecnologia, né? Dá uma vontade de empreender e vender umas urnas eletrônicas, né minha filha? 😂

Continua após a publicidade

 

Em decorrência da contagem de votos por cédula em todos os estados americanos, além dos votos encaminhados pelo correio, a definição do novo presidente americano pode demorar.

No sábado (07), as agências de notícia declararam Joe Biden o vencedor das eleições para presidente dos Estados Unidos, em 2020. Mesmo no começo da apuração de votos, o atual presidente Donald Trump já falava em não aceitar o resultado e recorrer na Justiça, em caso de derrota.

Twitter/Reprodução

Ficou mais claro? Comente nas redes sociais do @guiadoestudante ou indica um meme que faltou nessa lista

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade