logo-ge

Minas Gerais tem melhor centro de ciências agrárias do Brasil

UFV foi a campeã da categoria Escola Pública de Meio Ambiente e Ciências Agrárias no V Prêmio Melhores Universidades. Instituição inaugura série de reportagens do GUIA DO ESTUDANTE sobre as melhores faculdades do país


Campus da universidade, criada há mais de 80 anos (foto: José Paulo Martins/UFV)

por Marcos Vinícius dos Anjos

O que conhecemos hoje como Universidade Federal de Viçosa (UFV) era, na data de sua criação, em 1922, apenas a Escola Superior de Agricultura e Veterinária. Quase nove décadas depois e com uma significativa contribuição para a pesquisa e ensino da área no Brasil, o departamento que deu origem à instituição recebeu do GUIA DO ESTUDANTE o prêmio de Melhor Universidade Pública na área de Ciências Agrárias e Meio Ambiente.

– Saiba mais sobre o prêmio Melhores Universidades

O diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da universidade, Sérgio Hermínio Brommonschenkel, atribui a conquista à boa infra-estrutura do departamento, que atualmente conta com bem equipados laboratórios de solos, fitopatologia, hidráulica e irrigação, biologia vegetal, entre outros, além de um corpo docente composto majoritariamente por doutores. “É constante a nossa preocupação em aprimorar a qualidade do ensino para oferecer aos alunos uma formação sólida e antenada com as necessidades do mercado”, comenta. Para isso, o CCA investe em disciplinas que buscam despertar o senso de empreendedorismo e também em empresas juniores que atendem clientes reais como organizações privadas, prefeituras e produtores rurais.

MERCADO
Para quem quer investir neste mercado, as notícias são boas. Apesar de a crise financeira mundial de 2008 ter impactado negativamente o agronegócio no Brasil, o campo de trabalho para profissionais da área tem crescido por causa do reaquecimento da economia. Vale também ficar atento às dicas do professor Sérgio: “Duas áreas que certamente abrirão muitos postos de trabalho são as de bionergia e sustentabilidade porque elas estão ligadas a um setor crucial para a humanidade que é o meio ambiente, principalmente no que diz respeito à geração de combustíveis limpos.”

– Em dúvida sobre que carreira seguir? Faça nossos testes profissionais

Essa foi justamente a aposta de Tiago Cavalheiro Barbosa, de 25 anos. Desde a graduação no CCA, o paulistano que se formou em Agronomia no ano passado direcionou suas atenções para a questão ambiental. Hoje, ele integra a equipe do Programa de Reflorestamento Rodoanel Sul, em São Paulo, com a função acompanhar os replantios compensatórios gerados pelos impactos ambientais de grandes obras viárias.

“Estou realizado com meu trabalho atual, mas quero ir mais longe. Com meu mestrado na área de Recursos Florestais em andamento, pretendo produzir um conhecimento que não ocupe apenas espaço na prateleira, mas contribua também para a superação dos problemas ambientais contemporâneos”, conta.

– Conheça outros cursos da UFV

CURSOS
O estudante Milton Ribas da Silva Junior, de 16 anos, está se preparando para seguir um caminho semelhante. O adolescente é aluno do pré-vestibular Parâmetro, em Viçosa, Minas Gerais, e quer cursar Engenharia Florestal. “Me identifico bastante com a proposta do curso e escolhi a UFV pelo seu renome na área. Estou empolgado porque o mercado de trabalho está favorável e vou poder lidar com a importante questão do meio ambiente”, comenta.

Atualmente, o CCA oferece cursos de graduação nas áreas de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental, Zootecnia, Gestão de Agronegócio e Bacharelado em Cooperativismo. Já em nível de pós-graduação lato sensu, os interessados podem optar entre Proteção de Plantas ou Tecnologia de Papel e Celulose. As linhas de pesquisa para mestrado e doutorado são variadas e compreendem desde Meteorologia Agrícola a Genética e Melhoramento. Mais informações no site da instituição.