Mudanças na Fuvest dão peso ainda maior a Português
Saiba como se preparar para o exame da forma mais produtiva possível
A segunda fase do vestibular mais concorrido do país não é mais a mesma. A Fuvest 2019, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), anunciou mudanças.
Entre as novidades, uma se destacou e levantou diversos questionamentos por parte dos estudantes. A prova da segunda fase, que antes era aplicada em três dias e englobava todas as disciplinas do ensino médio, agora será aplicada em dois.
O primeiro dia será dedicado a português e redação e o segundo contará apenas com as questões específicas de cada carreira. Vale ressaltar que o exame da primeira fase segue o modelo dos últimos anos.
Com o anúncio, veio a dúvida: como a nota será calculada?
Segundo o Manual do Candidato publicado na última semana, o cálculo será feito ponderando-se as três provas. Dessa forma, todos os dias terão o mesmo peso. Como Português costuma ter mais questões na primeira fase e um dia inteiro dedicado à matéria na segunda, sua importância fica ainda maior.
Como se preparar
Segundo o coordenador Daniel Perry, do Anglo, essa nova distribuição da nota final afeta diretamente a rotina dos estudantes em termos de foco e prioridades.
“Português terá um peso de mais de 40% no total da prova, e para todas as carreiras. Portanto, é preciso dar uma atenção maior à matéria”, confirma o coordenador do Anglo.
“O estudante obviamente precisa passar pela primeira fase, mas agora não precisa verticalizar tanto o estudo”, completa. Isso quer dizer que não é mais necessário se apegar tanto aos detalhes das disciplinas que não façam parte das específicas, entretanto, nada de deixá-las de lado.
Estudo
O GE fez um levantamento com a ajuda de professores do Ensino Médio sobre os temas mais recorrentes no exame nos últimos anos. Veja a seguir o que mais foi cobrado da disciplina de português dentro de cada setor.
- Interpretação de texto (52%)
Gênero e tipos textuais
Identificação de recursos linguísticos
Linguagem verbal e não verbal
Figuras de linguagem
- Gramática (18%)
Vocabulário
Uso das categorias gramaticais
Conjugação, flexão e correlação verbal
Sintaxe – período simples e período composto
Variante linguística
Estrutura e formação de palavras
- Literatura (30%)
Na revista GE Fuvest 2019, disponível nas bancas de jornal e livrarias de todo Brasil, você confere mais detalhes de cada área.