logo-ge

O que fazer em casa para relaxar na quarentena?

Existem várias opções para se distrair e descansar sem cair no tédio

No início da quarentena era tudo muito novo e as pessoas foram se adaptando aos poucos à nova rotina. Com o passar das semanas, algumas encontraram um ritmo enquanto outras sentiram o tédio bater e não sabem o que fazer estando o tempo todo em casa. E isso é normal. 

O importante é ter em mente que isso vai passar e que cada um terá seu jeito de lidar. Está tudo bem em se tornar ainda mais produtivo e está tudo bem em não saber encarar esse momento e sentir que não está rendendo tanto. De qualquer forma, que tal encontrar coisas que te façam relaxar um pouco, mesmo nesse cenário?

Lembrando que da mesma forma que sair com os amigos, ter um hobby e praticar um esporte eram atividades importantes quando você tinha aulas presenciais, agora que você passa o dia em casa é importante também descobrir e realizar algo que faça você desligar um pouco dos estudos para manter a cabeça no lugar.

Por isso, separamos algumas dicas do que fazer nesse período para você relaxar e se divertir. Confira:

Arrumar, organizar, repensar

Uma coisa muita indicada quando o tédio bate é colocar sua casa em ordem. Arrumar os armários, organizar o que vai em cada gaveta, jogar fora o que você não usa mais e separar roupas para doar. Mas que tal ir um pouco além e reestruturar certos cômodos?

Mude a disposição dos móveis, arraste a escrivaninha, altere a posição da cama, troque os objetos que estão na sua estante e repense os quadros que estão na sua parede. Além de ocupar o seu tempo, você irá se sentir mais motivado em um ambiente diferente e criado do jeito que você desejou.

“Não tenho tempo para isso”

Aqui cabe uma série de atividades que você afirma nunca ter tempo para fazer e sua criatividade deve ser o seu guia. Sabe aqueles livros que estão na estante há anos que você comprou por impulso, mas nunca passou da quinta página? Que tal tentar retomar essas leituras?

Organizar suas fotos no computador, jogar palavras cruzadas, quebra-cabeças e jogos em família, baixar jogos divertidos no celular etc. A ideia é fazer alguma coisa que não seria seu foco se você estivesse na sua rotina anterior.

Cozinhando

Aventurar-se na cozinha também é uma ótima opção para quem quer relaxar um pouco. Se essa é uma habilidade que você já domina tente se arriscar mais com pratos diferentes ou aqueles que você sempre deixa passar do ponto.

Mas se cozinhar não é o seu forte, pesquise, procure receitas na internet e peça ajuda de familiares, se possível. Essa pode se tornar uma atividade agradável para todo mundo que mora com você, tanto durante quanto depois na hora de experimentar o resultado.

Filmes e séries

Seja para conhecer filmes novos ou para deixar as suas séries favoritas em dia, ligar um pouco a televisão e se envolver com uma história diferente pode se tornar uma atividade extremamente relaxante.

Experimente coisas novas

Aprender francês, a tocar violão, dominar novas técnicas de maquiagem, aprender a costurar ou criar um novo objeto de decoração para o seu quarto com artesanato. A internet está repleta de tutoriais, canais e lives que te ajudarão a fazer coisas diferentes que farão você relaxar e se sentir mais motivado por ter aprendido algo novo. Explore e divirta-se.

Estude algo que te atraia

Seja na escola, no cursinho ou na faculdade, sempre existem disciplinas que não te atraem tanto ou algo que você considera chato de estudar. Mesmo assim elas são importantes para sua formação e você precisa se dedicar a elas.

Mas, nesse momento, enquanto você relaxa, por que não procurar algo diferente que você sempre teve vontade de estudar? Mesmo que não seja algo relacionado à área na qual pensa em atuar, faça algum curso que você considere sua cara. Vale lembrar que devido à pandemia, diversas universidades e institutos no Brasil e no mundo estão oferecendo cursos gratuitos em seus sites.

Exercícios

Mesmo nessa nova rotina é possível manter as atividades físicas em dia. Tente usar as coisas que estão disponíveis na sua casa, como cadeiras e escadas. Se não tiver um colchonete específico para exercícios pegue uma toalha mesmo. Além disso, garrafas de água e diversos objetos podem servir como peso. Caminhe entre os cômodos e assista a vídeos com treinos prontos. O importante aqui é não ficar parado.

Atividades relaxantes, como meditação e ioga, também são válidas e existem várias lives e tutoriais sobre como começar.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.