logo-ge

Para pesquisadores, aluno não sabe matemática porque professor é mal formado

Especialistas veem formação deficiente entre quem ensina a disciplina. Baixos salários espantariam os bons profissionais

da redação
Com informações da Agência Brasil

Não tem no mundo quem faça você entender geometria analítica? Bem, até tem, segundo a pesquisadora Suely Druck, mas está em falta. Para ela, os alunos brasileiros não aprendem matemática porque nem os professores sabem direito a disciplina.

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Suely afirmou na última quinta-feira (27) que “a má formação do professor é o cerne do problema e o mais difícil de ser enfrentado”.

“Hoje temos uma quantidade muito grande de professores em sala de aula que não estão preparados para isso”, disse durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para a especialista, o primeiro passo é “estancar” a má-formação em cursos de baixa qualidade. Ela criticou os cursos de Pedagogia, que formam professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, e não dariam formação de matemática suficiente.

“É praticamente nada [o que eles aprendem]. A maioria vai dar aula de matemática e a última vez que eles viram o conteúdo foi quando eram alunos do ensino médio”, disse.

O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Eduardo Mortmer ressaltou que há pouco interesse em trabalhar como professor de educação básica entre os estudantes de Matemática, Química e Física.

“O sistema de ensino não consegue segurar o professor que se qualifica. Os mestres e doutores formados nessas áreas hoje vão lecionar no ensino superior”, aponta.

Mortner apontou que nos últimos 20 anos, 30 mil se graduaram em química. Mas só 8 mil viraram professores, embora haja 24 mil vagas, que acabam preenchidas por formados em outros cursos.

A culpa desse descompasso, para Mortmer, seriam os baixos salários oferecidos pela rede pública. “O governo hoje está gastando muito dinheiro para formar professores, mas isso não tem retorno esperado porque eles não ficam no sistema”, destacou.

SAIBA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem