logo-ge

Pequeno dicionário da EaD

As expressões e os termos mais usados no universo da educação à distância

Estudar na modalidade de educação à distância (EaD) traz muitos benefícios. Além de ser um ensino que cresce exponencialmente no mundo inteiro e que conquista cada vez mais adeptos, a EaD permite com que o estudante tenha maior flexibilidade de horários para organizar os próprios estudos e que monte a sua própria grade curricular, além de oferecer opções mais econômicas da educação privada. Isso sem falar nas inúmeras universidades que oferecem cursos gratuitos para complementar os estudos.

Mas já que o assunto é EaD, você sabe quais são os termos e expressões mais utilizadas nessa modalidade de ensino. A seguir, nós te apresentamos um glossário completo para você se inteirar ainda mais no assunto e ter mais sucesso na sua rotina.

  • Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

Site em que o aluno tem acesso a conteúdos do curso, como vídeos e textos. No AVA, o estudante interage também com colegas, por meio de chats e fóruns de discussão, além de esclarecer dúvidas com o tutor. Entre as plataformas mais usadas no país estão Blackboard, Moodle, TelEduc, Desire2Learn e Sakai.

  • Comunicação móvel

Também conhecida como mobile learning, é a comunicação realizada por meio de dispositivos móveis – smartphones, tablets e notebooks. Neles, o aluno acessa conteúdo disponível no AVA, que pode ser acessado não apenas dos laboratórios das instituições de ensino e da residência dos estudantes, por meio de computador convencional, mas de outros locais e momentos.

  • Comunidades virtuais

Grupos na internet com interesses comuns, que se tornam tema das conversas on-line.

  • E-learning

Aprendizado por meio do acesso a conteúdos educacionais disponíveis na rede mundial de computadores. Sinônimo de on-line learning.

  • Gameficação

Recurso de aprendizagem que emprega princípios dos games (como interação, colaboração, competição, enfrentamento de desafios e premiação) com o objetivo de tornar as aulas mais lúdicas e motivadoras.

  • Moocs

Sigla em inglês para Massive Open Online Course, cursos on-line gratuitos e em grande escala. São palestras e aulas de instituições de ensino, gravadas geralmente em vídeo e transmitidas gratuitamente pela internet.

  • Polo

Também chamado de polo de apoio presencial, é o espaço físico em que os alunos de educação a distância são atendidos e encontram suporte para realizar seu curso. Uma instituição de Ensino Superior, por exemplo, pode ter polos em todo o país, que podem funcionar em salas de aula de escolas de ensinos Fundamental e Médio e até em outras universidades. Os alunos comparecem aos polos – a frequência depende de cada curso e instituição – para assistir a aulas gravadas ou transmitidas em tempo real, realizar atividades práticas ou ser avaliados. Os polos costumam contar com tutores e devem ter uma infraestrutura mínima.

  • Realidade aumentada (R.A.)

Ambiente virtual que simula situações reais. É elaborado com a combinação de imagens capturadas por uma câmera e informações digitais, que são geradas por computador. Atualmente, por exemplo, já é possível estudar o corpo humano em 3D ou realizar experimentos de física e química em laboratórios virtuais.

  • Síncrona

É o adjetivo para toda atividade que pressupõe que duas ou mais pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo para interagir em sincronia. Um exemplo de atividade síncrona é a conversa nos chats. O oposto de síncrona é assíncrona, comunicação que não ocorre simultaneamente, como a troca de e-mails.

  • Streaming

É a tecnologia de transmissão de dados de áudio e vídeo de maneira instantânea, por meio de uma rede, como a internet. A mídia é reproduzida à medida que chega ao usuário, sem a necessidade de download de arquivos.

  • Teleaula ou videoconferência

Sistema em que o aluno participa de uma aula ou palestra ministrada ao vivo. O estudante pode acessar o ambiente virtual da instituição, por meio da internet, ou comparecer a um polo de ensino para assistir à teleaula. Também recebe o nome de videoconferência.

  • TICs

Sigla para Tecnologias da Informação e Comunicação, o conjunto de recursos tecnológicos que permite a busca de informação e a interação entre pessoas, por meio digital.

  • Tutor

Pessoa responsável pelo acompanhamento e pela orientação dos alunos em um curso realizado a distância. O tutor pode estar fsicamente em um polo, fazendo a mediação dos alunos com o professor que conduz uma teleaula ou tirando dúvidas em relação às videoaulas. O tutor on-line comunica-se com os alunos virtualmente, por mensagens e chats.

  • Videoaula

Aula gravada em vídeo e exibida nos polos, ou acessada pela internet.

  • Wikis

Ferramenta colaborativa, conhecida também como Web 2.0, que permite acesso a conteúdos e edição atualizada de textos e imagens. Um exemplo de wiki é a Wikipedia.