Aprenda Mais, uma nova plataforma do Ministério da Educação (MEC), oferece aulas gratuitas de espanhol, inglês e francês. A carga horária é variada, seguindo cada modalidade de aprendizado, e os inscritos conseguem emitir um certificação no final do curso.
Pela plataforma, os estudantes podem aprender conceitos básicos dos idiomas, aplicações específicas em situações do dia a dia, o uso da língua no contexto profissional e pessoal, entre outros. Além disso, os cursos foram pensados para que cada aluno possa aprender no seu próprio ritmo, já que as aulas são gravadas e à distância.
Abaixo, confira como funciona cada curso!
+ 4 dicas para treinar inglês com Inteligência Artificial
Espanhol
O MEC oferece dez níveis diferentes de espanhol, além do idioma aplicado a comercialização de serviços hoteleiros, produção e atendimento, gestão e espanhol para eventos. Cada nível possui um público alvo diferente e para os cursos focados em mercado de trabalho é necessário ter uma base de leitura de espanhol.
O conteúdo iniciante abrange fundamentos como saudações, o alfabeto, e o uso de verbos essenciais nos tempos presente e futuro, além de expressões culturais básicas e vocabulário relacionado a viagens, saúde e orientação espacial. Para quem nunca teve contato com o idioma, o curso prepara o estudante para interações cotidianas e introduzem verbos em diferentes tempos.
Já o conteúdo avançado aborda tópicos mais complexos, como a conjugação de verbos em tempos passados, uso avançado de preposições, vocabulário especializado para eventos acadêmicos e nuances culturais profundas, incluindo literatura cubana e telenovelas.
+ Espanhol europeu e espanhol latino: quais são as diferenças?
Inglês
Há 13 turmas de inglês na plataforma junto com um curso de viés específico, o “Inglês Aplicado a Eventos”, para o qual já é necessário ter uma base para leitura em inglês.
Nas turmas de básico os alunos irão aprender sobre identificação pessoal, localização, transporte, família e rotinas diárias, avançando para tópicos como clima, esportes e lazer. A gramática básica também é abordada, incluindo o uso de tempos verbais no presente e pronomes possessivos.
Partindo para o avançado, os estudantes começam a acessar tópicos e vocabulário relacionado a viagens, alimentação, saúde e ambientes acadêmicos e profissionais, além de aprenderem estruturas gramaticais mais complexas como verbos modais, diferentes tempos verbais do passado e futuro, cláusulas relativas e uso avançado de conjunções.
+ 5 séries para aprender diferentes ‘tipos’ de inglês
Francês
Existem três opções de cursos de francês no Aprenda Mais: Francês Aplicado à Gestão, Francês Aplicado à Produção e Atendimento e Francês Básico.
Os dois primeiros são focados no mercado de trabalho e abordam temas como destinos turísticos, aeroportos, reclamações, saúde, segurança, hospedagem, reservas e serviços de restauração. Estes cursos exigem compreensão de leitura em francês para serem realizados.
Já o último curso, “Francês Básico”, abrange apresentações, vida cotidiana e descrições em aeroportos, sendo ideal para estudantes do ensino médio e superior.
+ Por que o idioma francês tem tanta influência no português?
Como se inscrever
Para se inscrever nas aulas de idiomas do MEC basta acessar a plataforma Aprenda Mais ir até a categoria “Idiomas, Línguas e Literatura”. Escolha o curso que deseja fazer e clique no nome dele.
Será necessário criar uma conta na plataforma, que vai te pedir para preencher com sua idade e localização antes de passar para a próxima página, na qual serão incluídos os dados pessoais gerais e um nome de usuário.
Depois de confirmar seus dados, você receberá um e-mail para validar sua conta. Basta clicar no link enviado no endereço e eletrônico e pronto, você pode começar a aprender!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.