Clique e assine GE Play por R$16,90

9 podcasts para praticar inglês – do básico ao avançado

Desde aulas sobre gramática até histórias cheias de mistério, os programas vão te ajudar a dominar o idioma

Por Letícia Albuquerque - Atualizado em 4 out 2020, 09h04 - Publicado em 4 out 2020, 08h04

Para se tornar fluente em um idioma, ter contato com ele todos os dias é indispensável. Dicas como assistir a séries e filmes sem legendas ou aprender inglês com músicas são muito comuns e valiosas. Mas você já parou para pensar que podcasts podem ser aulas completas de inglês? 

O formato em áudio é prático para quem quer manter contato com o idioma uma vez por dia ou mesmo para quem quer aprender sobre estruturas gramaticais e vocabulário. Nessa lista, apresentamos 9 podcasts que vão turbinar seu inglês e se encaixar perfeitamente no seu dia a dia corrido.

Para todos os níveis

English Podcast

Apresentado por Alessandro Brandão, o podcast da plataforma English Experts é didático e informal. A cada semana, os episódios trazem um bate-papo sobre temas que envolvem o aprendizado do idioma. Por exemplo, como ter autonomia ao estudar inglês sozinho e as dicas que o professor gringo não vai te dar. Mas, também, aulas focadas em gramática e vocabulário. Como o podcast é apresentado em português, é perfeito para quem está começando e ainda tem dificuldades de encarar um conteúdo todo no idioma estrangeiro.

Disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e Deezer.

Podcasts in English

O Podcasts in English apresenta uma grande variedade de conteúdo. As aulas são divididas entre os níveis (1 para o nível básico e pré-intermediário, 2 para intermediário e 3 para avançado). Eles também têm podcasts específicos de Inglês para negócios e só para pronúncia. Cada aula tem menos de 5 minutos de duração e é apresentada em formato de conversa.

Disponível no site e na Apple Podcasts

Espresso English

Esse programa é para quem não quer perder a oportunidade de praticar o inglês, mas tem pouco tempo. As aulas duram de 5 a 10 minutos e solucionam dúvidas sobre gramática, vocabulário e expressões idiomáticas. Alguns dos episódios mais interessantes focam em explicar o uso de algumas palavras parecidas, mas com significados diferentes e, também, com dicas de pronúncia. Os episódios são completamente em Inglês, mas com enunciação clara e devagar, por isso fica mais fácil de entender.

Disponível no Spotify, na Apple Podcasts e no Google Podcasts,

Intermediário

6 Minute English

A emissora de televisão britânica BBC tem uma série de podcasts para ensinar inglês. Entre elas, o 6 Minute English traz, por episódio, uma notícia ou informação da semana para ser discutida em inglês. Os temas costumam partir de curiosidades bem legais, como a comida no espaço, como conversar sobre teorias da conspiração e as diferenças que o movimento #MeToo trouxe para a sociedade. Além da prática do “listening”, no site, você também encontra a transcrição do episódio inteiro e uma lista do vocabulário mais interessante mencionado pelos apresentadores.

Disponível no Spotify, na Apple Podcasts e no aplicativo para Android na Google Play

English Learning For Curious Minds

Continua após a publicidade

Já com 93 episódios, o “Aprendendo Inglês para Mentes Curiosas” (em português), é um podcast para aprender sobre o mundo ao mesmo tempo em que você pratica seu Inglês. O programa traz História e curiosidades sobre a humanidade, além de tecnologia, cultura, política e até fatos inusitados. Os episódios duram em torno de 20 minutos. E, apesar das transcrições estarem disponíveis apenas para membros da plataforma criadora do podcast, o apresentador fala devagar e com enunciação bem clara. É perfeito para treinar sua fluência sem grandes dificuldades.

Disponível no Spotify, Apple e Google Podcasts.

Premier Skills English

Preparado para aprender inglês com uma ajudinha da liga de futebol da Inglaterra? Essa parceria entre a Premier League e o British Council oferece uma plataforma para ensinar o idioma gratuitamente através de papos sobre futebol. O podcast tem episódios sobre gramática e vocabulário, e as explicações e exemplos sempre se relacionam à vida esportiva. Outros trazem expressões específicas do universo futebolístico e a História de grandes clubes britânicos. No site oficial, você também encontra exercícios e atividades para praticar seu inglês.

Disponível no Spotify, na Apple Podcasts e no site do British Council.

Avançado

The English We Speak

Mais um podcast da série Learning English, da BBC. Os episódios de apenas três minutos focam em explicar o uso de expressões idiomáticas, frases e palavras usadas pela linguagem informal ou que são novas no idioma. Você sabe, por exemplo, como usar o termo “cancelamento” em inglês? Ou que a palavra “vanilla” (baunilha, em português) pode ser usada para descrever algo como chato? Saber essas expressões vai ajudar você a falar inglês como um nativo.

Disponível no Spotify, Apple Podcasts e no YouTube.

Serial

Para quem já tem o Inglês avançado, qualquer podcast no idioma pode ser uma ótima forma de estudo. A série jornalística Serial é uma das mais populares da língua inglesa e já foi considerada a melhor produção em áudio de não-ficção. Cada temporada é dividida em 12 episódios, que contam histórias reais cheias de mistérios. A primeira temporada conta o desaparecimento da estudante Hae Min Lee, que levou à prisão de seus colegas de classe e ex-namorado. O mistério? O garoto se diz inocente, apesar de não lembrar sobre nada da tarde em que Hae Min sumiu. Apenas uma testemunha diz saber onde o então namorado estava, mas ela também desapareceu! 

O podcast já está na terceira temporada e está disponível no site oficial, Apple Podcast, Google Podcasts e pelo aplicativo Stitcher Radio para Android.

Getting Curious with Jonathan Van Ness

Se você não imaginava que era possível aprender inglês com uma estrela de Queer Eye, pensou errado. Jonathan Van Ness é um dos quatro apresentadores do reality da Netflix e tem um podcast de entrevistas. A cada programa, Jonathan convida um especialista para conversas informais e bem divertidas sobre os assuntos mais diversos. Desde como se tornar um bom pai ou mãe de gato até análises políticas sobre Trump e racismo, o apresentador está disposto a aprender sobre tudo. Apesar da linguagem informal, Jonathan e seus convidados seguem um ritmo tranquilo e sem interrupções abruptas durante a conversa, o que ajuda no entendimento dos assuntos.

Disponível no site da produtora Earwolf, no Spotify e Apple Podcasts.

 

Continua após a publicidade
Publicidade