logo-ge

Prêmios e competições de educação de 2019: veja regulamentos e prazos

Saiba como funcionam as iniciativas que reconhecem o trabalho de educadores e alunos, fique por dentro das regras e inspire-se nos últimos vencedores

É hora de organizar as anotações, reunir alunos, professores e colocar a mão na massa. Está aberta a temporada 2019 de prêmios e competições de educação, que promete destacar trabalhos individuais ou colaborativos em benefício da aprendizagem. Como os formulários são extensos, é bom não deixar para a última hora.

A lista abaixo reúne premiações e competições anunciadas até 2 de abril e deve ser atualizada à medida que outras organizações divulgarem iniciativas semelhantes.

Prêmios

Prêmio Educador Nota 10
Reconhece e valoriza professores da educação infantil ao ensino médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.
Organizadores:  Fundação Victor Civita, Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho
Prazo de inscrição: 27 de maio (veja regulamento)
Vencedor em 2018: Professor do RJ é eleito Educador do Ano com projeto de inclusão social

Criativos da Escola
Concurso realizado pelo programa Criativos da Escola e voltado para iniciativas de estudantes de 13 a 21 anos de todas as escolas do Brasil. Em sua 5ª edição, o prêmio traz como novidade uma imersão para alunos e professores em Roma, na Itália, além dos tradicionais de R$ 1.500 para cada projeto escolhido e R$ 500 para cada educador responsável.
Organizador: Instituto Alana
Prazo de Inscrição: 30 de junho (veja regulamento)
Vencedores em 2018: Iniciativa destaca trabalhos de nove estados que valorizam a diversidade e a identidade dos estudantes

Respostas para o Amanhã
O prêmio é dedicado a estudantes de ensino médio da rede pública que, sob a orientação de professores, realizam à melhoria da vida de suas comunidades. Para conectar o aprendizado em sala de aula ao mundo real, a edição de 2019 traz como maior novidade o foco em projetos na área de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Organizador: Samsung
Prazo de Inscrição: 30 de junho (veja regulamento)
Vencedores em 2018: A experiência como premiação

Competições:

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
A competição é aberta a alunos do ensino fundamental e médio e pode ser uma porta de entrada para o mundo da ciência. Neste ano, as provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e astronáutica serão realizadas no dia 17 de Maio. Quem tiver bom desempenho será selecionado para as fases seguintes e poderá até mesmo representar o Brasil em olimpíadas internacionais.
Organizador: Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira
Prazo de inscrição: 5 de abril (veja regulamento)

Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro
Sob a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a Olimpíada apoia os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.
Organizador: Itaú Social, MEC, Cenpec
Prazo de inscrição: 19 de agosto (veja regulamento)

 

Este conteúdo foi publicado originalmente no portal Porvir, parceiro do Guia do Estudante.